Cultura & Lazer Titulo Mauá
Viola com bolinhos de chuva
Sara Saar
Especial para o Diário
15/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá lança hoje o CD instrumental Lembranças da Roça, no Teatro Municipal da cidade. Entre as 17 faixas do trabalho, há canções como Brasil Caboclo, de Tonico e Walter Amaral.

Segundo o maestro João Aletto, foram selecionados clássicos da boa música caipira, que têm mais de 60 anos, e folclóricos como o Uirapuru, originário do Amazonas.

Durante o lançamento também haverá homenagem às mães com a distribuição de 360 rosas vermelhas, além de 10 mudas de ipê.

Em algumas canções como Saudade da Minha Terra, uma sinfônica de 30 pios - pássaros artesanais de madeira - levará o público para o entardecer do sertão. "Além de trazer um efeito bonito, queremos passar a seguinte mensagem: quem tem amor aos pássaros jamais deve deixá-los presos em gaiolas", afirma Aletto.

Depois de ouvir Casa de Caboclo, de Luiz Peixoto, a orquestra teve outra ideia para aproximar o público do campo: distribuir bolinhos de chuva com café.

O CD Lembranças da Roça é o segundo trabalho da Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá. O primeiro, Devoções Populares, gravado em 2007, é um misto de religiosidade popular, música de raiz e folclore.

Aletto já planeja o próximo trabalho. "No fim do ano, quero pôr vozes nas músicas desse trabalho, além de colocar poesias que remetem ao campo".

Sem fins lucrativos, o grupo enfrenta dificuldades, mas não se lamenta. Muitas vezes, quando vão se apresentar em cidades distantes, os próprios músicos se organizam para pagar a viagem. "Se ficarmos esperando apoio, não fazemos nada", afirmou o maestro.

Lembranças da Roça - Música. Hoje, às 20h. No Teatro Municipal de Mauá - Avenida Gabriel Marques, 353. Tel.: 4555-0086. Ingr.: R$ 5.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;