Cultura & Lazer Titulo Viagem teatral
Uma visão crítica sobre colonização na América
Sara Saar
Especial para o Diário
29/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O monólogo com Júlio Adrião, A Descoberta das Américas, é a atração desta semana do projeto Viagem Teatral do Sesi. O espetáculo será exibido amanhã e sexta-feira, em São Bernardo; e no fim de semana em Santo André.

O texto do italiano Dario Fo - traduzido e adaptado também pela diretora Alessandra Vannucci - traz fatos da história por meio de um personagem fictício: Johan Padan. Ele é um ‘zé ninguém' que embarca em Sevilha, numa das Caravelas de Cristóvão Colombo. E em sua jornada, vivencia histórias de abusos e massacres, que não foram levadas à versão oficial dos fatos ocorridos no continente. O viajante consegue sobreviver a um naufrágio, conhece a língua dos nativos, e é quase engolido por índios.

Para interpretar todos os personagens da montagem e ambientar as cenas, o ator desenvolve um vocabulário mímico e sonoro, com palavras, ruídos e onomatopeias. A ideia é facilitar a visualização do que é contado.

Entre cenas que causam gargalhadas e silêncio absoluto, a peça dá lugar ao narrador que discute o modo como o nativo é visto. "O estranho muitas vezes é confundido com o selvagem", afirma Adrião, da Cia Leões de Circo.

A Descoberta das Américas - Teatro. Amanhã e sexta-feira, às 20h. No Senai de São Bernardo - Av. José Odorizzi, 1.555. Tel.: 4109-6788. Sáb. e dom, às 20h. No Sesi Santo André - Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177. Entrada franca. (supervisão de Gislaine Gutierre)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;