Automóveis Titulo Comparativo
Focus vence mais uma

Com pouco tempo no mercado, o modelo acumulou mais um importante triunfo sobre a concorrência

Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
17/12/2008 | 07:06
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O novo Focus Sedan fez mais uma vítima. Com pouco tempo no mercado brasileiro, o três volumes da Ford acumulou mais um importante triunfo diante da forte concorrência utilizando, como principal arma, o bom custo-benefício e tecnologia de ponta. A vítima, desta vez, foi o experiente Renault Mégane.

Em busca da melhor avaliação, comparamos as versões topo de linha de cada veículo. E, logo de cara, a primeira importante vantagem do Focus saltou aos olhos: o preço. A versão mais requintada da Ford (Ghia 2.0) parte de R$ 70,1 mil. Já a versão Privilège do sedã de marca francesa parte de R$ 72.290.

Porém, antes de acelerarmos os dois competidores, resolvemos somente observá-los. O Focus, imediatamente, chamou mais a atenção que o Mégane. Motivo? O sedã médio produzido na Argentina tem um projeto mais atual, com traços do Kinetic Design. Para se ter uma idéia, o modelo é o mesmo que circula atualmente pelas ruas da Europa.

O Renault, por sua vez, está ligeiramente ultrapassado. Prova disso é que recentemente a terceira geração do modelo foi apresentada no Salão de Paris. Única certeza é que ele não deve chegar antes de 2010 por aqui.

Como para quem gosta de carros olhar e não experimentar é algo muito frustrante, decidimos rapidamente pular para dentro dos oponentes e ver do que são capazes.

O Ford traz um saudável motor Duratec 2.0 16V que entrega 145,5 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 18,8 mkgf a 4.500. O principal ponto negativo é o fato deste propulsor não ser bicombustível, funcionando somente com gasolina.

No entanto, com o recente lançamento do EcoSport 2.0 Flex, que utiliza o mesmo Duratec, é possível que em 2009 a Ford anuncie a versão bigasolina/álcool do sedã.

O Mégane também traz um voluntarioso coração F4R 2.0 16V que entrega números extremamente parecidos com o do concorrente: 138 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 18,8 mkgf a 4.500 rpm. E assim como o Ford, o Renault funciona somente com derivado de petróleo.

Outro ponto negativo na parte mecânica de ambos os modelos é a transmissão. Tanto Focus quanto Mégane utilizam câmbio de somente quatro marchas - algo já ultrapassado e que gera certo desconforto na condução.

 

Espaço de sobra

Não é segredo para ninguém. Quando um consumidor sai de casa decidido a comprar um sedã médio - importado ou não -, ele busca status. No entanto, no dia-a-dia, o que realmente vai importar e justificar uma boa compra é o espaço e o conforto que o modelo pode proporcionar. E destas qualidades, Focus e Mégane estão muito bem servidos.

Apesar de ser um pouco maior, com 4,49 metros de comprimento e 2,68 metros de distância entre os eixos, o Renault oferece o mesmo espaço que o Focus, um centímetro menor em comprimento e quatro centímetros de distância entre eixos.

Trafegar no banco traseiro de ambos os modelos é agradável. Destaque para o bom espaço para as pernas, independentemente da altura dos passageiros. O revestimento dos bancos em couro dá um toque refinado no conforto de ambos os veículos.

Porta-malas também tem de sobra. O Focus oferece 526 litros de capacidade de carga, enquanto o Mégane somente seis litros a menos.

Falando em couro, o acabamento interno de Focus e Mégane é satisfatório e digno do segmento em que estão inclusos. Além do couro, o encaixe das peças de plástico - de boa qualidade - são perfeitos e não apresentam rebarbas ou sinais de desgaste.

TECNOLOGIA
Quando o assunto é tecnologia, os dois carros mostram que possuem gratas qualidades. O Focus, no entanto, leva uma ligeira vantagem, muito por parte do comando de voz que permite controlar até mesmo a temperatura do ar-condicionado, e pelo sistema de som My Connection, que oferece diversas opções de conectividade entre o carro e os ocupantes do veículo.

Algo interessante que une estes dois carros é o sistema de ignição. Para ligar o Ford, basta estar com a chave dentro do carro - pode estar no bolso do motorista - e apetar o botão no console.

O Renault apresenta um sistema muito parecido - e pioneiro aqui no Brasil. A chave do carro, na realidade, é um cartão. Para ligar o motor basta inserí-lo no painel central e apetar o botão.

Além disso, os dois carros oferecem ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento, faróis de neblina, computador de bordo, freios com ABS e air bag duplo.

EQUIPAMENTOS

Ford Focus Sedan Ghia 2.0

Renault Mégane Privilège

Preço básico

R$ 70.100

R$ 72.290

Air bag duplo

Série

Série

Ar-condicionado

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Série

Série

CD player com MP3

Série

Série

Computador de bordo

Série

Série

Direção hidráulica

Série

Série (com assistência elétrica)

Freios ABS

Série

Série

Rodas de liga leve

Série (16 polegadas)

Série (16 polegadas)

Sensor de estacionamento

Série

Série

Transmissão automática

Série (quatro velocidades)

Série (quatro velocidades)

Trio elétrico

Série

Série

 

 




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