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Cassaqüera tira veículos da região central

Mil veículos por hora deixaram de passar pelo centro no horário de pico depois da inauguração do viaduto

Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
17/12/2008 | 07:02
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Mil veículos por hora deixaram de passar pela região central de Santo André no horário de pico, a partir das 17h, depois da inauguração do Viaduto Cassaqüera, em junho deste ano. Mas apesar de aliviar o trânsito do Centro, em apenas seis meses de vida, o complexo tem seu calcanhar-de-aquiles: a rotatória de ligação entre a Avenida Giovanni Batista Pirelli e a Avenida dos Estados. Hoje, trafegam pelo local 908 veículos por hora (o limite são 1.000 veículos)

"Esperávamos que isso fosse acontecer, pois essa é uma obra que chegou bastante atrasada", admite o diretor do Departamento de Trânsito de Santo André, Eric Lamarca. O projeto de construção do Complexo Cassaqüera foi anunciado em 1957 (ano em que a obra entrou pela primeira vez no Plano Diretor da cidade) e já naquela época a intenção era aliviar o trânsito no Centro de Santo André.

Uma nova solução já é apontada pela Prefeitura. Trata-se da construção de uma pista elevada sobre a rotatória. O entrave, mais uma vez, pode ser financeiro. Estima-se que a obra consumiria por volta de R$ 20 milhões do município (o viaduto custou R$ 30 milhões).

Estudo realizado pelo órgão para identificar o comportamento do tráfego nas ruas do Centro e na Avenida dos Estados antes e depois de abertura da obra - até setembro - mostrou que os motoristas que deixaram de passar área central são aqueles que vêm da Capital ou de São Caetano e partem para Zona Leste da cidade ou ainda seguem para Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O Cassaqüera se tornou rota de fuga para quem quer evitar endereços conhecidamente de trânsito carregado, como a Avenida Perimetral, a Praça 4º Centenário e o Viaduto Adib Chammas. Assim como esse conjunto de ruas centrais, o viaduto recém-inaugurado também permite o acesso a bairros como Condomínio Maracanã, Humaitá e Centreville.

"Além de tirar o tráfego de passagem da região central, que é o objetivo do complexo, foi possível fazer a ligação com uma área que estava isolada do resto da cidade (bairros da região Leste)", diz Lamarca.

Tráfego em trecho da Avenida dos Estados está perto do limite

Se nas ruas do Centro o Complexo Cassaqüera teve efeito positivo, na Avenida dos Estados o alerta vermelho está prestes a ser acionado. No trecho próximo ao Viaduto Salvador Avamileno (nome oficial da via que atravessa a construção), trafegavam antes da inauguração 3.159 motoristas por hora nessa porção da Avenida dos Estados.

Quatro meses depois de inaugurada a obra viária, a quantidade de motoristas quase duplicou. O número saltou para 5.104 por hora nesse mesmo trecho e está perto do limite considerado saudável pelos técnicos de trânsito, que é de de 1.800 veículos por corredor.

No trecho da avenida em questão existem quatro faixas. Com seus 1.276 veículos em cada, o local está a 524 carros de atingir o limite.

A resolução do iminente problema deve ficar para os próximos administradores da cidade, pois não há intervenções programadas para este local. A situação deve piorar caso Mauá não tire do papel a cogitada ligação do Rodoanel Sul com a Avenida dos Estados.

A previsão é possível porque o projeto completo do Cassaqüera prevê ligação com o anel viário estadual e o motorista deverá aproveitar o novo caminho para ter acesso facilitado à Avenida dos Estados e, automaticamente, desembocará no trecho já problemático da via.




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