Cultura & Lazer Titulo
Cinco chances de ver os irmãos Cohen
Por Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
01/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Começa amanhã, em São Bernardo, um ciclo de filmes dedicado à dupla apontada como uma das mais criativas do cinema atual. A mostra Para Onde Você Está Indo?, no Teatro Abílio Pereira de Almeida (Praça Cônego Lázaro Equini, 240. Tel.: 4125-0582), reúne cinco trabalhos dos irmãos Ethan e Joel Coen. Eles foram ganhadores de três Oscar este ano – melhor filme, direção e roteiro adaptado – por Onde Os Fracos Não Têm Vez (em cartaz na Capital e na região).

 Os filmes serão exibidos em sessões gratuitas, às quartas e sábados, às 20h. O ciclo continua até o dia 3 de maio.O primeiro trabalho a ir às telas é a comédia Arizona Nunca Mais, de 1987. O filme, em cartaz amanhã e no dia 5, conta a história do ladrão Hi (Nicolas Cage), que se envolve com a policial Edwina (Ellen Hunt). Eles descobrem que um casal milionário acaba de ter quíntuplos. Como a Edwina não pode ter filhos, resolvem pegar um dos bebês para eles.

 Na próxima semana, dias 9 e 12, é a vez de Barton Fink – Delírios de Hollywood. É uma sátira dos diretores ao cinema norte-americano, com o dramaturgo Barton Fink sendo convidado a dirigir um filme em Los Angeles. O longa foi vencedor da Palma de Ouro de melhor filme e melhor diretor, para Joel Coen, no Festival de Cannes, em 1991.

 Em Fargo, uma policial investiga o seqüestro da filha de um milionário em uma pequena cidade. Em 1996, rendeu mais um prêmio de melhor diretor em Cannes para Joel, que também levou, no ano seguinte, o Oscar de melhor roteiro original, ao lado de Ethan.

 Outra atração da mostra é E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?. O filme narra a trajetória de Everet (George Clonney), um prisioneiro que foge da cadeia. Ao lado de dois companheiros. se depara com tipos bem distintos e interessantes.

 O último trabalho a ser apresentado é O Homem Que Não Estava Lá, uma referência aos filmes da década de 1940. Um pacato barbeiro vê sua vida mudar quando descobre que é traído pela mulher. Joel vence como diretor no Festival de Cannes, em 2001, dividindo o prêmio com David Lynch.  (supervisão de Gislaine Gutierre)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;