Cultura & Lazer Titulo
Poesia brasileira
Por Roseane Castilho
Especial para o Diário
24/02/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Os amantes da poesia nacional podem comemorar o novo lançamento da Global Editora. Já estão nas prateleiras mais três volumes da coleção Roteiro da Poesia Brasileira. A série, até agora, tem três outros títulos publicados.

A coordenadora da coleção, a escritora Edla van Steen, propôs que a história da poesia brasileira fosse discorrida ao longo de 15 volumes, desde o período seiscentista até os dias de hoje.

Os títulos foram montados com seleção e prefácio de importantes críticos literários, que introduzem o livro com uma vasta explicação de cada período.

VOLUMES - O Romantismo é apresentado por Antonio Carlos Secchini, que é o membro mais jovem da Academia Brasileira de Letras, eleito em 2004. Neste volume, nomes consagrados como Castro Alves e Álvares de Azevedo.

De acordo com o ensaísta, o movimento Romantista permitiu a nacionalização da literatura brasileira, como confirma o famoso texto de Gonçalves Dias: “Minha terra tem palmeiras/ Onde canta o Sabiá;/ As aves, que aqui gorjeiam,/ Não gorjeiam como lá”, da Canção do Exílio.

O poeta Augusto dos Anjos, tido como um dos mais estranhos e pessimistas de sua época, se encaixa no volume Pré-Modernismo, cuja organização ficou por conta de Alexei Bueno.

Já o Anos 50 é apresentado por André Seffrin como um dos períodos mais férteis da poesia brasileira, tempo em que surgiram artistas com ânimo e renovação. Neste volume, mais de 50 autores foram selecionados, com uma média de três obras por autor, entre eles encontram-se Hilda Hilst, Ferreira Gullar e Ariano Suassuna.

As novas obras podem ser encontradas no site da editora (www.globaleditora.com.br), com preço médio de R$ 36.

Anteriormente, foram lançados três volumes: Arcadismo, Parnasianismo e Simbolismo, que também estão disponíveis para venda no site da editora, por aproximadamente R$ 27 cada.

(supervisão de Gislaine Gutierre)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;