Cultura & Lazer Titulo Oscar
A maior das honrarias
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/02/2013 | 07:20
Compartilhar notícia
Divulgação


De maneira discreta, 'Argo' deve finalizar a cerimônia do Oscar deste ano amanhã à noite como o melhor filme. Apesar de não contar com grandes destaques individuais (com exceção da direção de Ben Affleck, não reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood), o longa dosa drama com bons momentos cômicos ao relatar uma história verdadeira quase surreal, de tão audaciosa.

Em 1979, o especialista em resgates Tony Mendez (papel de Affleck) é chamado pela CIA para liberar reféns presos na baixada canadense no Irã. O cerco do governo local obriga os norte-americanos a forjarem a produção de um filme para assim entrar no país.

Sem apelar para o patriotismo barato de muitas obras políticas, o título explora a tensão para ajudar os refugiados e chama a atenção por fazer piadas e críticas quanto a clichês da indústria cinematográfica. Affleck demonstra domínio sobre a arte de elaborar uma produção e as seguras atuações dos experientes John Goodman e Alan Arkin, além do trabalho sem exageros do diretor como protagonista, seguram o tom pesado da trama.

O longa chega ao Oscar amparado por alguns dos prêmios mais cobiçados da área. Entre as conquistas deste ano estão o Globo de Ouro e honrarias dos sindicatos dos atores, produtores e diretores, além do britânico Bafta.

A lista de concorrentes à mais cobiçada estatueta da festa traz diversos blockbusters, entre eles 'Lincoln', 'As Aventuras de Pi', 'Os Miseráveis' e 'Django Livre'. Mas é fugindo de Hollywood que talvez se encontre uma das obras-primas da temporada. O europeu 'Amor', do austríaco Michael Haneke, tem emocionado com a delicada história de um casal de idosos que precisa provar o valor de seu relacionamento quando um deles sofre derrame e passa a precisar de cuidados especiais.

A sensibilidade do filme lhe rendeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado e o prêmio máximo da Associação Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos. Na pior das hipóteses, 'Amor' deve levar como melhor filme em língua estrangeira.

Indicados

MELHOR FILME


- Amor
- Argo
- As Aventuras de Pi
- Django Livre
- A Hora Mais Escura
- Indomável Sonhadora
- O Lado Bom da Vida
- Lincoln
- Os Miseráveis




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;