Setecidades Titulo Dia Mundial Sem Carro
No dia 22, candidatos farão caminhadas em Rio Grande da Serra
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
10/09/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Mesmo não enfrentando problemas de congestionamento nas ruas de Rio Grande da Serra, os três candidatos à Prefeitura da cidade demonstram preocupação com a mobilidade urbana do município. Tanto que aderiram à campanha Sabendo Usar Não Vai Parar, lançada pelo Diário no último dia 1º, e deixarão seus veículos na garagem no próximo dia 22, quando é celebrado o Dia Mundial Sem Carro.

O atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Adler Kiko Teixeira (PSDB), declarou que vai engrossar a campanha. "Moro a quatro quilômetros da Prefeitura e no dia 22 vou pedir carona para algum amigo. Só não falo em ir de bicicleta porque tem algumas subidas. Nesse caso, seria melhor ir a pé", disse aos risos.

Entre as ações que Kiko pretende desenvolver com os candidatos a vereador da legenda está a orientação de que na data todos façam campanha sem carro. "Não sei se eles vão me ouvir, mas seria uma forma deles colaborarem com o meio ambiente da cidade."

O candidato petista à sucessão de Rio Grande, Carlos Augusto César, o Cafu (PT), diz que desde o início da campanha eleitoral, em 6 de julho, está fazendo sua parte para melhorar a qualidade do ar do município. "Grande parte de minhas ações é feita a pé. Continuarei fazendo caminhadas, principalmente no dia 22. Vou a pé para o comitê e solicitarei aos candidatos a vereador da legenda que façam o mesmo."

Nilson Gonçalves (PR) também deixará o carro na garagem no Dia Mundial Sem Carro. "Minha campanha é focada nas caminhadas, mas nesse dia, mais do que nunca, vou deixar o automóvel em casa."

CARROS
Rio Grande da Serra possui a menor frota automotiva do Grande ABC. Dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) apontam que atualmente o município possui 8.458 carros. Por causa disso, nenhuma secretaria da Prefeitura terá ações específicas para a data. Não só não existe congestionamento da cidade, como também os veículos não provocam impactos ambientais e nem causam transtorno no município.

No entanto, a frota de Rio Grande da Serra foi a que mais cresceu nos últimos dez anos. Em 1998, o município dispunha de 1.938 veículos. Ou seja, desde então, o número de carros mais do que quadruplicou.

Guarulhos faz crianças pensarem em trânsito

Cidade com perfil semelhante às duas maiores do Grande ABC (Santo André e São Bernardo), Guarulhos dá exemplo de cidadania quando o assunto é incentivo à mobilidade urbana. Detentora de dois prêmios Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) com programas relacionados à educação no trânsito, a Secretaria de Transportes e Trânsito já está com programação fechada para o Dia Mundial Sem Carro deste ano.

Entre as diretrizes seguidas pela prefeitura está a sensibilização das pessoas em não utilizar o carro nesse dia, além dos projetos vinculados ao programa de educação no trânsito, que é desenvolvido anualmente pela Secretaria de Transportes e Trânsito.

"Não podemos perder o foco de que não adianta ficar apenas um dia sem utilizar o carro. O importante é trabalhar com o futuro de nossa cidade, ou seja, as crianças", diz o diretor de planejamentos e projetos da secretaria, Geraldo Calmon de Moura.

Para este ano, a prefeitura terá várias ações para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, entre elas o fechamento de quatro ruas da cidade para a realização de um projeto viário de conscientização ao pedestre. "Desde 2004, desenvolvemos um curso para educadores das redes estadual, municipal e privada. Nosso objetivo é que eles se transformem em multiplicadores e, a cada dia, façam com que seus alunos reflitam sobre o meio em que vivem", explica Moura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;