Setecidades Titulo Oportunidade
Jovens ganham bolsa de estudos
Por André Vieira
Especial para o Diário
29/08/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Três moradores de Diadema partem amanhã para uma temporada de estudos gratuitos na Europa. Os jovens foram selecionados entre 86 candidatos e vão cursar pós-graduação em instituições francesas. As bolsas fazem parte do convênio firmado há seis anos entre a cidade do Grande ABC e Montreuil, na região de Paris.

Cláudio Antunes dos Santos Maneja Júnior, 27 anos, Cássia de Oliveira Cardoso, 26, e Fernando Tadeu Rocha, 24, vão passar três anos na França estudando e desenvolvendo os projetos que apresentaram à Prefeitura e os credenciaram a participar do programa. Como contrapartida, depois de encerrado período de aulas, os três estudantes voltam para implementar o projeto em Diadema, onde prestarão serviços por, no mínimo, dois anos .

Formado em Comunicação Social, Júnior vai estudar Artes do Espetáculo na Université de La Sorbonne - Nouvelle Paris III. Ele trabalha para inserir o audiovisual nas comunidades diademenses. Fã de cinema, o mais velho entre os bolsistas pretende conhecer um pouco mais de perto a produção cinematográfica francesa. "Quero ver um pouco da história. A referência que temos aqui é muito pouca", disse.

Também de malas prontas, Cássia embarca planejando por em prática projeto de reúso da água. Formada em Tecnologia da Construção Civil, modalidade obras hidráulicas, a única mulher do grupo acredita no sucesso de sua experiência na França. "Lá é bem diferente do Brasil. Quero aprender as técnicas que eles usam para poder aplicá-las em Diadema", afirmou a estudante, que pretende se especializar em meio ambiente urbano e industrial na Université de Cergy-Pontoise.

Fechando o trio, Rocha, que é geógrafo, apresentou projeto para aumentar a quantidade de áreas verdes na cidade. O jovem vai aproveitar a oportunidade para rever a irmã, que está em Paris. "Vamos morar um pouco distante, mas ela vai estar me esperando no aeroporto. É bom chegar e ter alguém para me ajudar. Não nos vemos há oito meses."

Rocha ainda não terminou de preparar a bagagem, mas já separou o videogame, DVDs e muitas músicas em MP3. "A ficha não caiu ainda. Agradeço muito a oportunidade e que se sirva de exemplo para outras cidades", disse o jovem, que vai aprender mais sobre as questões ambientais na universidade Paris IV. (Supervisão Daniel Trielli)

Convênio já beneficiou outros estudantes universitários

Esta é a segunda vez que jovens de Diadema se beneficiam do convênio e vão estudar na França. Em 2003, três estudantes viajaram para fazer curso de graduação na Universidade de Paris 8.

Para a coordenadora do Programa Ação Compartilhada da Prefeitura de Diadema, Ana Lúcia Sanches, a diferença desta nova caravana esta na execução de trabalhos futuros. "Queremos que a experiência que eles acumularão na França possa ser vinculada a uma ação concreta no município", disse.

Segundo a coordenadora, em 1° de setembro os estudantes já começam freqüentar curso de língua e cultura francesa. Todas as despesas dos jovens serão subsidiadas pela cidade francesa.

No mesmo vôo em que partem os brasileiros, volta Weenna Ayanne, 20 anos. Nascida na Guiana Francesa, a estudante universitária mora em Montreuil e passou o mês de agosto conhecendo um pouco sobre administração de Diadema e os projetos sociais da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;