Automóveis Titulo Picape
Fiat revela nova 'face' da Strada
Marcelo Monegato
Enviado a Atibaia
20/08/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A família está completa! Após reestilizar o Palio, o Siena e recentemente a Palio Weekend, a Fiat apresentou na última semana a nova picape Strada 2009. E como já era esperado, as alterações seguem a filosofia adotada nos demais 'irmãos' do utilitário leve.

A principal novidade do modelo é a versão Adventure Locker 1.8 Flex cabine estendida (R$ 47,7 mil), que traz o mesmo sistema de bloqueio do diferencial da perua. Também estão disponíveis as versões Trekking 1.4 Flex (cabine simples ou estendida), que parte de R$ 36 mil, e Trekking 1.8 Flex (também cabine simples ou estendida), que custa a partir de R$ 38.320.

A Strada Fire 1.4 Flex com visual anterior continuará sendo produzida pela Fiat, com as duas possibilidades de cabine, e manterá o preço de R$ 32.360.

Alterações - Assim como no Siena e na Weekend, a picape ganhou nova frente, marcante pelos faróis de duas parábolas. A traseira também sofreu profundas alterações. Destaque para a 'falsa' lanterna, de gosto duvidoso, acoplada à tampa da caçamba, que agora pode ser removida completamente e trancada com chave - diferencial já oferecido pela concorrência.

A versão Adventure Locker tem alguns 'apetrechos' extras, como grade frontal com barras metálicas, 'Santo Antônio' proeminente na parte traseira e estribo para melhor acesso à caçamba.

Já a versão Trekking tem um visual menos exagerado. As lanternas ganharam máscaras escurecidas e molduras nos pára-lamas mais discretas do que sua 'irmã' aventureira 'light'

Locker - O Diário avaliou duas versões da nova Strada. A Adventure Locker 1.8 Flex cabine extendida e a Trekking 1.4 Flex cabine simples.

No trajeto, que mesclava um pequeno circuito com obstáculos leves (ideal para testar o Locker), uma pequena estrada de terra e um trecho de asfalto, a versão aventureira da picape revelou algumas de suas qualidades.

Internamente, o painel de instrumentos é o mesmo da Palio Adveture Locker. Até os três instrumentos salientes - bússola e inclinômetro lateral e frontal - são idênticos aos da perua Fiat. Ponto negativo para o acabamento interno. As peças de plástico apresentam algumas rebarbas no encosto de braço nas portas e no porta-luvas, e no painel central os encaixes não são assimétricos. Mas o revestimento em couro dos bancos e do painel da porta - opcional na versão - confere maior requinte ao modelo.

A posição de dirigir é boa. No entanto, quem ultrapassa o 1,80 metro de altura pode encontrar alguma dificuldade para se acomodar no veículo, já que não há um ajuste de altura dos bancos. O espaço extra da versão cabine estendida é um bom argumento para o consumidor optar pela Strada ao invés da concorrência. As dimensões são suficientes para carregar uma bagagem de mão. Destaque para o suporte que permite levar o estepe na cabine - uma mera questão de comodidade para o motorista.

O motor 1.8 bicombustível se mostrou valente. Com torque máximo de 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 mkgf (álcool) a baixos 2.800 rpm, a picape tem força de sobra em baixas rotações. No entanto, em uma retomada em quinta marcha, a agilidade dá lugar a morosidade. O propulsor também desenvolve saudáveis 112 cv de potência (g) e 114 cv (a) a 5.500 rpm.

Atenção aventureiros de plantão! a Strada Adventure Locker não é um 'bruto' 4x4. Trata-se de um utilitário leve que encara com vitalidade uma estrada de terra, mas não um atoleiro.

Trekking - A versão Trekking 1.4 Flex se revelou uma excelente opção para o perímetro urbano. Apesar de mais 'suave', o novo propulsor Fire desenvolve agradáveis 86 cv de potência a 5.750 rpm, quando abastecido com álcool, e torque de 12,5 mkgf a 3.500 rpm.

Strada Fire 1.4 continuará sendo comercializada pela Fiat

Durante a apresentação da nova Strada, o diretor comercial da Fiat, Lélio Ramos, revelou que a expectativa do mix de venda da picape é de 60% da versão Fire (design antigo) e 40% do novo modelo.

Já dentro destes 40%, a projeção da montadora é de que 60% sejam da versão Adventure Locker e 40% da Trekking.

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), já foram emplacadas 40.488 Stradas entre janeiro e julho deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;