Economia Titulo INSS
Previdência tem atualização on-line
Das Agências
19/08/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Aposentados e pensionistas que mudarem de endereço não precisam ir à agência da Previdência Social para atualizar seus dados cadastrais. Se a alteração de endereço ocorrer dentro da mesma cidade, ela pode ser comunicada por meio do site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br)

Para isso, os aposentados e pensionistas devem clicar no link ‘serviços' e depois em ‘atualização de endereço: aposentados e pensionistas'.

Para confirmar, deverão ser informados o número do benefício, a data de nascimento, o CEP da residência e o código que aparece no canto inferior direito da tela.

Por último, a atualização também pode ser feita pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita se feita de um telefone fixo e com custo de uma ligação local, se feita de celular.

Para os demais segurados e pessoas físicas, a atualização na internet é feita pelo atalho ‘Serviços' (à esquerda da tela inicial). Depois, basta clicar em ‘Segurados e Pessoas Físicas', digitar o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), ou o PIS ou o Pasep, ou ainda da carteira de identidade e a senha. Esta senha deve ser obtida previamente pelo titular em uma agência da Previdência Social.

No caso de mudança de cidade, o aposentado deve providenciar a transferência de seu benefício. Para isso, é necessário ir até a agência da Previdência Social mais próxima de sua nova residência e fazer a solicitação, mediante a apresentação do cartão de recebimento do benefício, documentos pessoais e comprovante de residência.

Com a atualização do endereço, o segurado não precisará se deslocar por longas distâncias para resolver casos que exigem sua presença na unidade de atendimento.

A atualização também permite que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tenha condições de localizar o segurado, quando necessário, e enviar com segurança documentos ou convocações de seu interesse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;