Cultura & Lazer Titulo Série Música Brasileira
Chorinho gratuito no Sesi Santo André
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
26/06/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Clássicos do cancioneiro tradicionalmente brasileiro estarão amanhã no palco do Sesi Santo André. Baião, maxixe, samba e, como não poderia deixar de ser, o choro, compõem o repertório do grupo Choronas. A apresentação integra o projeto Sesi Música 2008 - Série Música Brasileira.

Gabriela Machado (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão) e Roseli Câmara (percussão) dedicam-se a inserir um toque feminino a pérolas de Waldir Azevedo, Paulinho da Viola, Ari Barros e Pixinguinha. As poucas, mas grandes compositoras também não ficam de fora: o repertório traz Corta Jaca, de Chiquinha Gonzaga, por exemplo.

Além das pérolas já conhecidas, as instrumentistas mostram o resultado de pesquisas com compositores desconhecidos, que resultaram no terceiro álbum do conjunto, O Brasil Toca Choro. "Fomos a dez cidades brasileiras em 2005 e conhecemos músicos fantásticos", conta a flautista Gabriela Machado.

Durante a apresentação, as musicistas convidam o público a viajar pela história dos ritmos, contam histórias e relembram a origem do choro, uma das mais antigas manifestações musicais do País.

Projeto - Formado há 13 anos, o quarteto concentrou sua trajetória no estudo de ritmos nacionais, principalmente o chorinho.

A idéia partiu de Ana Cláudia, que freqüentou durante muito tempo rodas de choro. "Para nós, instrumentistas, o choro é o melhor gênero. É uma conversa entre os instrumentos", explica a flautista.

Choronas - Show. Amanhã, às 20h. No Sesi Santo André - pça. Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;