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Melhor escola no
Ideb tem ensino integral

Emef Sylvio Romero, de S.Caetano, obteve
nota 8, superando meta projetada para 2021

Por Natália Fernandejs
Do Diário do Grande ABC
09/09/2014 | 07:00
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Denis Maciel/DGABC


Currículo multidisciplinar. Essa é a receita de sucesso da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Sylvio Romero, no bairro Osvaldo Cruz, em São Caetano, que obteve o melhor desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as instituições de ensino da região no primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A unidade de ensino alcançou nota 8, superando as médias municipal (6,6), estadual (5,7), nacional (5,2) e, inclusive, suas próprias metas para 2013 (6) e para 2021 (6,9).

Desde que foi municipalizada em 2007, a unidade vem melhorando seus resultados na avaliação do MEC (Ministério da Educação), diz o diretor Fabiano Augusto João. Em 2009, atingiu nota 5,5 e, dois anos depois, conseguiu o segundo lugar no ranking regional, com nota 7,2.

A conquista é vista como consequência de aposta em projeto pedagógico que complementa o currículo unificado da rede de ensino da cidade, observa João. A unidade oferece ensino em tempo integral, das 7h30 às 16h40. Com isso, além das aulas regulares no período da manhã, os alunos contam com oficinas em áreas como Italiano, Robótica, Leitura e Redação, Artes Cênicas, Música e Esportes.

“Procuramos otimizar o tempo dos estudantes e a escolha dos temas das oficinas é feita de forma democrática por meio de assembleias”, comenta o diretor. Segundo ele, o sucesso dá tranquilidade para continuar o trabalho e deixa claro que é importante obter resultados satisfatórios em todas as disciplinas, não apenas as mais tradicionais, como Português e Matemática.

RANKING

O fato de quatro escolas da rede estadual de ensino terem alcançado as sete melhores notas da região na primeira fase do Ensino Fundamental chama atenção. São elas: EE Papa João XXIII e EE Prof. Gabriel Oscar de Azevedo Antunes, ambas em Santo André, com médias 7,6 e 7,2, respectivamente, e a EE Prof. Iracema de Barros Bertolaso e EE Walt Disney, as duas de Mauá, com notas 7,4 e 7,1.

A dirigente regional de ensino de Mauá, Marilene Ceccon, atribui o avanço a uma soma de fatores, como o projeto Ler e Escrever, responsável pela alfabetização das crianças da rede, o acompanhamento das escolas por parte da secretaria, investimento em formação de docentes e participação da família na comunidade escolar. “Essas são questões que certamente interferem positivamente na formação dos alunos.”

São Caetano também lidera o ranking das melhores escolas no segundo ciclo do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano), com a Emef Elvira Paolilo Braido, que obteve nota 6,1, superando sua meta em 0,1 ponto.

Gestores têm tarefa de estudar dados e planejar ações futuras

A lição de casa para gestores das escolas que obtiveram desempenho abaixo do esperado e ocupam os últimos lugares no ranking regional é se debruçar sobre os números divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) em busca de compreensão sobre o cenário e soluções futuras. Entre as piores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), os índices variam de 4,2 até 4,7. Neste caso, a rede estadual está representada por quatro unidades e outras cinco são de responsabilidade dos municípios.

Para a coordenadora do GT (Grupo de Trabalho) Educação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Ana Lúcia Sanches, este é momento de estudo dos dados por parte das secretarias de Educação com enfoque no planejamento futuro. “É preciso cuidar das escolas com maior vulnerabilidade. Não é possível dissociar a questão social da educacional. Outro ponto importante é acompanhar a frequência dos estudantes, porque criança que não vai à escola não consegue aprender.” 




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