Internacional Titulo Unanimidade
CS da ONU aprova sanções
contra a Coreia do Norte

Resolução do conselho condena o lançamento de um
foguete pela Coreia do Norte no dia 12 de dezembro

Por
23/01/2013 | 03:12
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança da ONU aprovou ontem, por unanimidade, uma resolução que condena o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte em 12 de dezembro e impõe novas sanções à agência espacial de Pyongyang. Segundo os EUA e seus aliados, o lançamento de foguetes multiestágio é considerado parte de um programa secreto para desenvolver mísseis balísticos que podem transportar ogivas nucleares.

 

O Conselho de Segurança reiterou a sua exigência anterior de que a Coreia do Norte abandone seu programa de armas nucleares de uma "maneira completa, verificável e irreversível" e cesse o lançamento de foguetes. Aliada de primeira hora dos norte-coreanos, a China também aprovou a resolução, a primeira em quatro anos a ampliar as sanções ao regime da Coreia do Norte.

 

Em uma declaração desafiadora, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte advertiu que vai reforçar as suas defesas militares e nucleares em reação ao que chamou de evidência de "hostilidade dos EUA' contra Pyongyang. Também advertiu que irá repelir qualquer tentativa de engajar o país em negociações de desarmamento.

 

"Pode haver negociações para a paz e a estabilidade da Península Coreana e da região no futuro, mas não há negociações para a desnuclearização da península", afirmou o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;