Política Titulo Surpresa
Por 2014, Grana deixa
Turco no comando do PT

Estratégia orquestrada a sete chaves pelo grupo prevê deixar
o fiel escudeiro no comando para renovar mandato em 2013

Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
25/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao não abrir espaço na futura administração para o presidente do diretório local do PT, Luiz Turco, o prefeito eleito de Santo André, Carlos Grana (PT), deixou surpresa parte dos aliados. Em contrapartida, a estratégia política orquestrada a sete chaves pelo grupo prevê deixar o fiel escudeiro - especialmente durante a vitoriosa campanha eleitoral de outubro - no comando do partido para renovar o mandato em 2013 e disputar cadeira de deputado estadual no ano seguinte.

Com a tática, Grana expandiria a força política ao obter raízes em outras esferas de poder, além do Paço. Sem participação direta no governo, Turco estaria livre para traçar planos com a ajuda do próximo chefe do Executivo. O primeiro passo é pleitear a reeleição no PED (Processo de Eleição Direta), que será realizado em novembro. Em 2009, o páreo foi acirrado, com inscrição de 12 chapas e seis candidatos ao posto máximo, o que levou a definição ao segundo turno.

À época, como presidente da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), Grana deu apoio à candidatura de Turco, tendo como recompensa a adesão irrestrita do PT na eleição de 2010, quando elegeu-se deputado estadual, e neste ano, derrotando o prefeito Aidan Ravin (PTB), que competia pela reeleição. Com Turco, o eleito teria ‘refresco' para atuar no Paço, diminuindo chance de revoltas no petismo.

Grana desconversou sobre a estratégia de manter Turco no comando do PT. Segundo o prefeito eleito, o grupo só começará a discutir eleição interna no segundo semestre de 2013. "Por enquanto está longe." Ele adiantou, contudo, o interesse na união partidária, com número menor de candidatos. "Acredito que teremos grau de unidade infinitamente melhor porque todos sabem que a unidade do PT faz a diferença."

Deputado - Antes do desfecho do pleito, Turco não descartava integrar o governo, colocando-se à disposição de Grana para contribuir no projeto petista. Porém, o convite não foi concretizado por conta da empreitada política. Na montagem do primeiro escalão, o prefeito eleito aconselhou potenciais candidatos a permanecerem no secretariado durante a eleição de 2014, evitando perdas.

Na Assembleia, Turco entraria no plano para elaborar projetos para Santo André e conseguir recursos por meio de emendas, ocupando o espaço deixado por Grana. Petistas, inclusive, já projetam reuniões para fortalecer seu nome ao pleito.

A corrida para deputado seria a estreia de Turco nas urnas. Militante histórico, ele agiu somente nos bastidores de campanhas eleitorais. O presidente do PT não retornou aos contatos do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;