Economia Titulo Natal
Grande ABC reúne mais de
6.000 vagas no comércio

Proximidade com o fim de ano gera postos fixos e temporários;
oportunidades mais comuns são de vendedores e atendentes

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
29/10/2012 | 07:05
Compartilhar notícia


Aqueles que estão em busca de uma recolocação profissional ou desejam aumentar a renda familiar neste fim de ano precisam ficar atentos às oportunidades temporárias que os shoppings dispõem até dezembro. No Grande ABC, por exemplo, há mais de 6.300 vagas. Dessas, 4.300 são por período determinado. Entre as oportunidades mais comuns estão as de vendedores, atendentes, estoquistas, repositores e caixas.

O Mauá Plaza Shopping estima que as contratações para o Natal aumentem 19,32% neste ano em relação a 2011 (1.900 vagas a mais). "Entre lojistas, serviços de terceiros como segurança, limpeza, jardinagem, e demais prestadores, além dos funcionários da administração, contamos com contingente de mais de 3.400 pessoas. Se somarmos a estimativa de empregos indiretos que o empreendimento gera, atingimos a marca de 5.300 profissionais responsáveis pelo funcionamento de toda a infraestrutura do Mauá Plaza", diz Ariane Oliveira, gerente de marketing.

O Grand Plaza Shopping também se prepara para atender os consumidores no Natal, data mais importante para o comércio. O centro de compras reúne cerca de 850 vagas.

Também instalado em Santo André, o Shopping ABC dispõe de 800 postos, aproximadamente, segundo o presidente da associação dos lojistas do estabelecimento, Luiz Sobrinho.

Em Diadema, o Shopping Praça da Moça oferece cerca de 400 vagas temporárias, número 15% superior ante as contratações no ano passado. A quantidade é parecida com a que o Shopping Metrópole, em São Bernardo, oferece: de 350 a 400 postos.

Apesar de não ter o número exato de vagas temporárias, o ParkShoppingSãoCaetano também está com oportunidades em aberto.

Interessados nessas vagas devem procurar as lojas dos empreendimentos durante o horário de funcionamento dos shoppings, e entregar pessoalmente o currículo. Algumas oportunidades estão anexadas nos painéis dos shoppings, que ajudam na procura pelo emprego.

Vale lembrar que há oportunidades para interessados com ou sem experiência, podendo ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Os shoppings não têm informações sobre as faixas salariais.

INAUGURAÇÃO

Está prevista para novembro a inauguração do São Bernardo Plaza Shopping. Para o funcionamento do empreendimento serão contratados 2.000 profissionais. Neste caso, as vagas são efetivas. São mais de 200 opções de lojas de moda, calçados, acessórios, restaurantes, entre outros. Interessados devem se cadastrar pelo site www.saobernardoplazashopping.com.br.

ESTADO

Pesquisa feita pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) aponta que 20 mil vagas devem ser abertas no comércio paulistano até dezembro. A soma de oportunidades em todo o Estado pode chegar a 44 mil postos. Brinquedos, confecções e calçados deverão liderar as contratações. As empresas já deram início aos registros em carteira para treinar aqueles que não possuem experiência.

 

Supermercados oferecem 9.000 mil oportunidades

 

O Natal é o período de maior demanda para o varejo. Por isso, o Grupo Pão de Açúcar disponibiliza 6.000 vagas para este fim de ano. A empresa contrata colaboradores temporários para as redes Extra, Pão de Açúcar, Assaí e para o centro de distribuição da Nova Pontocom, empresa de e-commerce da companhia.

São Paulo é o Estado que reúne o maior número de contratações em todos os segmentos operacionais, como em mercearia, têxtil, bazar, frutas legumes e verduras, padaria, açougue e peixaria. Os interessados devem comparecer munidos de currículo, histórico escolar e documentação pessoal a uma das lojas do Grupo Pão de Açúcar até a semana que vem ou se cadastrar no site www.grupopaodeacucar.com.br.

A rede Walmart segue na mesma estratégia: contratará cerca de 3.000 pessoas para o Sudeste que ocuparão os cargos de: operador de caixa, repositor e auxiliar de perecíveis.

O início das contratações está previsto para dezembro. Por esta razão, o candidato deve enviar um currículo para o e-mail icguima@wal-mart.com, até o dia 20.

A Coop (Cooperativa de Consumo), com matriz em Santo André, se antecipou e contratou 63 temporários: 35 pessoas para a central de panificação e 28 promotoras no setor de degustação de panetones.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;