Setecidades Titulo Abandono
Sacadura Cabral sofre com lixo na rua e em terreno baldio

Após enchentes, água escoa e deixa detritos espalhados pela rua

Por Lukas Kenji
Especial para o Diário
24/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


As enchentes são problemas frequentes na Rua Camilo Castelo Branco, na Vila Sacadura Cabral, em Santo André. Ao redor do Ribeirão dos Meninos, a rua é considerada pela Prefeitura como área de risco de alagamentos. Mas os moradores têm outra dor de cabeça: quando a água escoa, o local fica repleto de lixo.

A dona de casa Cláudia de Oliveira da Silva, 40 anos, perdeu tudo depois de enchente em 2009. Para se prevenir, construiu comportas e aumentou a altura do portão. As águas ainda sobem até sua casa, mas com menor intensidade. Apesar disso, ela sempre fica de prontidão. "Não saio mais de casa. Tenho medo de acontecer tudo de novo."

Essa também é a preocupação da aposentada Maria da Conceição Rodrigues, 75. Ela teme ainda mais sujeira e alagamentos após as festas de fim de ano, período em que as chuvas são mais comuns. "Tem muita gente que enfeita a casa para o Natal, mas desarrumo a minha. Coloco gavetas e camas no alto porque não quero que a água destrua tudo."

Um terreno baldio cheio de lama, dejetos e mato também causa preocupação. Ratos são atraídos e invadem casas, podendo causar doenças "A Prefeitura limpa de vez em quando, mas não resolve", reclamou Cláudia da Silva.

Parte do terreno pertence à Transpetro, subsidiária da Petrobras. Os moradores dizem que a empresa não realiza a limpeza. Em nota, a Transpetro informa que faz vistorias periódicas em suas faixas de dutos e que recolhe regularmente lixo e entulho.

A Prefeitura esclareceu que é de sua responsabilidade a fiscalização de lotes particulares, mas nenhuma multa foi aplicada. Já o Semasa informou que a varrição de rua é feita duas vezes por mês no local.
Sobre a incidência de doenças, o Departamento de Vigilância Sanitária enviará agentes para avaliar o problema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;