Economia Titulo Aceleração
Fipe: IPC vai a 0,35% na 2ª de setembro, de 0,31% na 1ª
Por
19/09/2012 | 05:37
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,35% na segunda quadrissemana de setembro. O número representa uma aceleração sobre a primeira prévia do mês, quando apresentou 0,31%. Na comparação com a segunda prévia de agosto, a inflação mostrou uma aceleração ainda maior, já que o índice naquele levantamento foi de 0,21%.

 

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou dentro das estimativas de 20 instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções, cujas previsões oscilavam entre 0,32% e 0,37%, e igual à mediana projetada de 0,35%.

 

O grupo Habitação aumentou a desaceleração. Passou de uma deflação de 0,20% na primeira prévia de setembro para uma deflação de 0,22% no segundo levantamento mensal - foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.

 

Já o grupo Alimentação apresentou forte aceleração, conforme previsto pelos analistas. O subíndice subiu para uma inflação de 1,71% nesta segunda pesquisa mensal, ante 1,46% na primeira prévia de setembro - foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.

 

Transportes continuou no campo negativo, mas com um ritmo menor. De uma deflação de 0,13% na primeira prévia de setembro foi para uma deflação de 0,02% nesta segunda quadrissemana. Despesas Pessoais inverteu a tendência. De uma inflação de 0,16% na primeira parcial deste mês, passou para uma deflação de 0,10% nesta prévia.

 

O subíndice Saúde apresentou aceleração. Depois de apresentar 0,51% na primeira pesquisa de setembro, subiu para 0,58% na segunda prévia. O segmento Vestuário também teve ligeira desaceleração. De uma inflação de 0,06% na primeira quadrissemana de setembro, recuou para.0,03% no segundo levantamento.

 

Por fim, o segmento Educação manteve-se estável, com inflação de 0,12% no primeiro e no segundo levantamentos deste mês.

 

 

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na 2ª quadrissemana de setembro:

 

Habitação: -0,22%

 

Alimentação: 1,71%

 

Transportes: -0,02%

 

Despesas Pessoais: -0,10%

 

Saúde: 0,58%

 

Vestuário: 0,03%

 

Educação: 0,12%

 

Índice Geral: 0,35%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;