Setecidades Titulo Saúde
Ribeirão Pires ganha primeira UPA
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
02/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A população de Ribeirão Pires poderá contar, a partir de quarta-feira, com a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município, localizada na Estrada da Colônia, 2.959. A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã de ontem e contou com a presença do prefeito Clóvis Volpi (PV).

A unidade é a primeira do País que funcionará anexada a um complexo hospitalar. As obras do Hospital Municipal Santa Luzia, iniciadas em 2008, terminarão até dezembro. A expectativa é entregar o equipamento até o fim do primeiro trimestre de do ano que vem.

A UPA funcionará como pronto-atendimento do hospital e poderá atender, em média, 500 pacientes por dia. Ao todo, 50 médicos (clínicos gerais e pediatras) trabalharão em regime de plantão no local.

Com a abertura da unidade, o pronto-socorro do sobrecarregado Hospital São Lucas deixará de funcionar. O hospital, que tem 52 leitos, receberá os casos de retaguarda, que necessitarem de maior tempo de internação. "A porta de entrada do novo hospital é a UPA. A ideia é reduzir o tempo de espera nos atendimentos (em relação ao PS do São Lucas) e dar solução rápida aos problemas de saúde dos pacientes", explica o secretário de Saúde, Alan Frazatti. Além da ala de internação, a maternidade do São Lucas permanecerá em atividade.

A nova UPA é do tipo 2 e conta com estrutura ampliada. Há salas de inalação, medicação, gesso, raio X e aparelho de eletrocardiograma. O governo federal, idealizador do projeto, ajudará no custeio da unidade com R$ 175 mil mensais.

Durante a fase de adaptação dos usuários, a Prefeitura disponibilizará um micro-ônibus para transportar os pacientes do Hospital São Lucas até a UPA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;