Política Titulo Imagem
Figura de Celso Daniel à exaustão

Candidatos ao Paço de Sto.André projetam retomar legado do
petista; cinco dos seis prefeituráveis remetem à Celso Daniel

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/08/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


Com a falta do surgimento de lideranças políticas de peso regional, os candidatos à Prefeitura de Santo André utilizam discurso de resgate da imagem do prefeito petista Celso Daniel, morto em 2002. Desde o período pré-eleitoral até agora, cinco dos seis postulantes ao Paço andreense remetem algumas iniciativas à figura do petista, pegando carona no legado deixado ao longo de três mandatos (1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2001 a 2002). Único de fora da listagem é o novato no campo majoritário Alexandre Flaquer (PRTB).

O primeiro que buscou colar sua representação com a de Celso, surpreendentemente, foi o prefeito Aidan Ravin (PTB), no páreo pela reeleição. Nos dez anos de morte do petista, completados em janeiro, o petebista elogiou efusivamente a trajetória do petista, mencionando que o atual governo oferece continuidade à visão de futuro do político. Porém, disse que o PT "abandonou por 13 anos" o projeto Cidade Pirelli, idealizado por Celso, e que a administração petebista retomou e aperfeiçoou a proposta.

Prefeiturável pelo PDT, Raimundo Salles tem reforçado o fortalecimento do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, projeto idealizado por Celso. O pedetista atribui à entidade o debate de programas regionais, como, por exemplo, a implantação de rodízio na cidade. Além disso, conseguiu a adesão de Carlos Eduardo Daniel, primo de Celso, que, quando assumiu a presidência do PSDC, mudou a postura da sigla, que estava próxima ao PT.

O prefeiturável Marcelo Reina (Psol) possui o apoio de Bruno Daniel, irmão de Celso, que chegou a ser cotado para disputar o Paço. Bruno faz parte da coordenação de campanha do socialista e encabeçou a elaboração do plano de governo. Para Reina, as demais menções do petista soam como oportunismo pela ausência de contato direto com o dia a dia da gestão do ex-chefe do Executivo. "Se alguém tem direito a falar sobre o Celso, esse alguém é o Bruno. Ele sim atuou no governo e teve a oportunidade de discutir a criação de políticas públicas lado a lado."

O deputado estadual Carlos Grana, candidato do PT à Prefeitura, aposta na relação umbilical de Celso com o partido - o qual ele ajudou a fundar em 1980 - para pleitear a retomada de projetos do correligionário. "O Celso tinha a raiz do PT. Vamos retomar e modernizar alguns projetos que foram formulados pelo prefeito", disse, ao citar a renovação do projeto do Eixo Tamanduatehy, com a implantação do Polo Tecnológico.

Pelo PMDB, Nilson Bonome aplicou duas medidas estratégicas de campanha para alcançar a aproximação. O peemedebista escolheu como vice Rafael Daniel, sobrinho de Celso, e denominou a coligação de ‘Viva Celso Daniel'. O vice, porém, rechaçou que o nome do tio esteja atrelado ao PT. "Naturalmente, o Celso cresceu mais que o PT. Talvez por isso as pessoas digam que nunca votaram no PT, mas votavam na confiança do Celso, na pessoa do Celso."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;