Setecidades Titulo Gênero
Dia da Mulher é marcado por atividades de lazer e saúde

Moradoras de São Bernardo e Diadema tiveram acesso a serviços gratuitos ontem

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O Dia Internacional da Mulher foi data para celebrar e também aproveitar atividades oferecidas pelas prefeituras do Grande ABC. Ontem, as moradoras tiveram oportunidade de participar de ações integrativas com opções de lazer, prática de exercícios físicos, dança, apresentações culturais e orientação à saúde.

Em Diadema, a programação começou às 8h, com caminhada da Praça da Moça até a Praça Lauro Michels, no Centro, organizada pelo grupo Caminhando Bem. Na chegada, o grupo Mulheres em Movimento, que completa 25 anos em 2014, recepcionou a mulherada com aula de ginástica e alongamento. A partir daí, as moradoras de diversos pontos da cidade puderam aproveitar os serviços oferecidos no espaço, como massagem, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, orientação sexual e nutricional ou até mesmo adotar um animal de estimação.

A praça Lauro Michels ainda é palco do programa Mulheres de Peito, do governo do Estado, que oferece serviço de mamografia de forma gratuita para as mulheres. No período de 5 de fevereiro até ontem, foram feitos 1.100 testes, sendo que em 10% deles houve alteração. Nestes casos, as pacientes são encaminhadas para investigação mais detalhada e tratamento no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

O diretor de Esporte e Lazer da Prefeitura, Gilson Batista, destaca que as atividades físicas trazem o benefício da socialização, além da melhora da questão física para as mulheres. “Hoje temos cerca de 4.000 participantes no programa Mulheres em Movimento, que oferece atividades em diversos pontos da cidade.”

A maior fila era para aferir a pressão arterial e medir a glicemia. A espera de cerca de 15 minutos não desanimou a dona de casa Maria José Alves de Araújo Costa, 56 anos. “É muito importante a ação porque nem sempre a população tem acesso a esse tipo de cuidado e orientação”, considera a moradora do bairro Eldorado.

Outra opção bastante procurada foi a avaliação e orientação nutricional, realizada pela equipe do Peand (Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema), ligado à Secretaria de Segurança Alimentar. “Depois de serem pesadas, tirarem as medidas e calcularem o IMC (Índice de Massa Corporal), as mulheres recebem dicas de como se alimentar de forma saudável e também nos períodos de TPM (tensão pré-menstrual), menopausa e constipação intestinal”, explica a nutricionista e coordenadora do Peand, Maria Del Carme Gonzalez Soriano.

SÃO BERNARDO

Na cidade vizinha, a abertura da programação especial que homenageia o Dia Internacional da Mulher teve início na manhã de ontem, com atividades no Ginásio Poliesportivo. Aquelas que superaram a forte chuva que caiu sobre a região puderam participar de atrações como dança coletiva, sessões de alongamento, atividades físicas, pilates e massagem.

As mulheres participaram ainda de reflexão sobre o tema “O que é fazer parte da cidade?”, onde cada participante recebeu folha na qual respondeu quais são seus anseios em relação ao município. Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Márcia Barral, o dia 8 de março é um momento de reafirmação da luta das mulheres, além de ser data que celebra conquistas. “Nossa escolha foi para que a gente pudesse ampliar os tradicionais debates que tratam da temática de gênero para sensibilizar as mulheres sobre o tema através do trabalho com o corpo”, diz.

A administradora aposentada Valentina Aparecida Sanches Silva, 59, destaca que a prática de exercício físico também faz bem para a mente. Moradora do bairro Santa Terezinha, em São Bernardo, ela descobriu há pouco tempo os benefícios da ginástica em grupo no Crec (Centro Recreativo e Cultural) Baetinha e participou da apresentação de dança circular na manhã de ontem. “É uma oportunidade ótima, ainda mais porque temos poucas opções de lazer gratuitas para a terceira idade.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;