Setecidades Titulo Teatro
Artistas ocupam Secretaria de Cultura

Manifestantes exigiam melhorias na ELT; protesto foi encerrado após reunião com Grana

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
19/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 60 aprendizes da ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) ocuparam ontem durante cerca de 12 horas o prédio da Secretaria Municipal de Cultura. Os manifestantes deixaram o prédio por volta das 21h, após reunião com o prefeito Carlos Grana (PT). Novo protesto está marcado para às 14h de hoje, quando os alunos iniciarão caminhada da sede da escola, no bairro Santa Terezinha, até o Paço.

Entre as principais reivindicações do grupo estão a publicação imediata de edital para contratação de professores para 2014, reforma do prédio sem interrupção das atividades e o pagamento de salários atrasados. A equipe do Diário entrou no prédio ocupado e constatou que não houve vandalismo e que os funcionários do local trabalhavam normalmente.

O ator Vinícius Vilas Boas, 24 anos, que participou da ocupação, afirmou que o grupo optou por deixar a secretaria depois que o governo se comprometeu a atender às exigências dos alunos. “Vamos esperar para ver se as ações se concretizam mesmo”, acrescenta. Segundo ele, a manifestação de hoje será pacífica e terá como objetivo mostrar à Prefeitura que os participantes estão “atentos” quanto ao cumprimento das medidas prometidas.

Em seu perfil em uma rede social, Grana afirmou que realizará licitação para contratação de mestres para 2014 “de modo a obedecer rigorosamente as regras, os prazos e datas estipuladas por lei”. Também para o ano que vem, o prefeito promete reformar o Teatro Conchita de Moraes, onde são feitas as aulas da ELT, sem que haja interrupção das atividades. O chefe do Executivo informa que, caso seja necessária evacuação dos alunos, indicará novo local para os ensaios.

O petista se comprometeu também a pagar imediatamente os salários atrasados e discutir a elaboração de lei e orçamento fixo “que reconheçam a ELT como importante centro de formação cultural e educacional”. Grana afirmou que fará balanço deste ano “em relação às ações propostas e inseridas no plano de governo”.

A ELT foi criada em 1990, durante a primeira gestão do ex-prefeito Celso Daniel. (Colaborou Guilherme Monfardini) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;