Política Titulo Estatuto do Magistério
Sem contraproposta, Sindserv de S.Bernardo descarta nova plenária

Após reunião com governo Marinho, sindicato manteve postura contrária ao modelo de Estatuto

Por Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
14/11/2013 | 07:29
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


 O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de São Bernardo manteve a decisão de não realizar outra assembleia para discutir o Estatuto do Magistério, a menos que a Prefeitura apresente nova proposta, diferente da atual que foi rejeitada pelos profissionais da Educação por três vezes.

Após o Diário revelar na edição de ontem que o professorado estava sendo coagido a assinar abaixo-assinado para realização de outra plenária para debater a proposta, uma reunião emergencial foi realizada entre a direção do Sindserv com a mesa de negociação permanente do Paço.

A secretária de Educação, Cleuza Repulho, e o titular da Pasta de Administração, Augusto Pereira, participaram da discussão. Foi apresentado ao presidente do sindicato, Giovani Chagas, o polêmico abaixo-assinado com 2.400 assinaturas coletadas em escolas da rede municipal de ensino, solicitando a realização de uma nova assembleia.

Por outro lado, o sindicalista refutou promover a consulta, alegando que o debate da semana passada seguiu todos os trâmites legais, com edital de convocação e divulgação por meio de informativo impresso, divulgação na internet e uso de carro de som para avisar a categoria.

Em resposta, os secretários sinalizaram reavaliar a proposta e marcar outra reunião com o Sindserv. Chagas também questionou Cleuza e Augusto Pereira sobre os relatos de abuso moral para adesão ao abaixo-assinado, fato negado por ambos.

Segundo eles, a iniciativa partiu de um grupo de professores e que a Secretaria de Educação apenas recolheu as assinaturas, encaminhando para o gabinete do prefeito Luiz Marinho (PT).

O ponto mais questionado do modelo do Estatuto do Magistério é o fim do concurso público para os cargos de diretor de escola, coordenador pedagógico e supervisor de ensino. Pela regra, para ocupar esses cargos, os profissionais seriam remanejados da própria rede municipal e indicados pelo Paço.

Na prática, a norma favoreceria a indicação de nomes pela Secretaria de Educação, privilegiando apoiadores de Cleuza, que é contestada em algumas escolas.

 

PROTESTO

Um grupo de 20 profissionais da Educação protestou ontem na Câmara contra o modelo do Estatuto do Magistério apresentado pela gestão petista.

Após a secretária-geral do Sindserv, Cássia Tochetto, crititar a proposta na tribuna do Legislativo, os educadores se reuniram com os vereadores, pedindo apoio para suas reivindicações e relatando casos de pressão na rede municipal para aderirem ao abaixo-assinado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;