Esportes Titulo Circuito de Rua
Em Corrida do Diário,
Diadema enfatiza inclusão

Sexta etapa do 1° Circuito Popular de Corrida de
Rua foi o maior evento esportivo da história da cidade

Por Lukas Kenji e Luiz Gomes
Do Diário do Grande ABC
11/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


O maior evento esportivo da história de Diadema foi abraçado por mais de 3.000 pessoas, que coloriram as ruas da Vila Nogueira, ontem pela manhã. A sexta etapa do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC foi marcada pela diversidade de público e pelo título antecipado entre as mulheres. Joice Pereira dos Santos obteve sua quinta vitória no evento e, com 1.199 pontos, não pode ser mais alcançada na etapa de Santo André, a última do calendário, a ser realizada no dia 1º de dezembro.

A atleta cravou a marca de 39min50 em percurso que demandou bastante esforço. A ‘subida dos sete’, como ficou conhecido o trecho íngrime da Rua José Bonifácio localizado no sétimo quilômetro da prova, foi bastante citada ente os participantes como a parte mais crítica, demandando muito recurso psicológico.

Já entre os homens o vencedor foi Marcos Adriano de Carvalho, com o tempo de 32min48s. O atleta, que já havia vencido em Ribeirão Pires tem 795 pontos, mas não tem chances de brigar pelo título geral. O líder é Carlos Campeoti, com 1.181 pontos. A alta demanda da corrida, que teve inscrições esgotadas 18 dias antes do previsto, mostra que Diadema tem grande procura por esporte, na visão do secretário de Esportes da cidade, Antonio Marcos Ferreira da Silva.

“O Circuito faz parte de um plano de incentivo do município à diversidade esportiva. Queremos mostrar que Diadema não é só futebol, como muitos dizem”, enalteceu o representante do Paço diademense, uma vez que o prefeito Lauro Michels não pôde participar do evento devido a compromissos particulares. Já o secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado, José Auricchio Junior, enfatizou o papel de inclusão do Circuito. “Ele cumpre o cunho social levando lazer a cidades que ainda têm poucas opções neste quesito.”

A mesma opinião é compartilhada pelo diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira: “O Grande ABC entendeu a proposta do Circuito, que é unir a família em uma manhã de domingo, além de promover o bem-estar físico da população”, comentou Sérgio, que também projetou a próxima edição do Circuito, já confirmada para o ano que vem. “Esta espécie de Fórmula 1 das corridas populares, em que cada cidade da região recebe uma etapa do Circuito, é inédita no Estado e foi abraçada pelos participantes. Este sucesso motivou uma nova edição do evento”, completou.

Quem também prestigiou a etapa diademense foi o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), que participou da corrida de dez quilômetros – o evento também promove caminhada de cinco quilômetros. “O Circuito proporciona clima de unidade para o Grande ABC, tanto política e econômica, mas também esportiva, por isso fico muito feliz por ter participado desta festa”, exclamou Donisete, que só não participou da etapa de Ribeirão, por conta de uma contusão.

O Circuito, que faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, tem a promoção do Diário e apoio da Caixa Econômica Federal e do Atrium Shopping, entre outros parceiros. Ainda faltam duas etapas para o fim do circuito regional. A próxima prova fechará o calendário e acontecerá em Santo André, dia 1º de dezembro. Na ocasião, além da premiação da prova, também serão gratificados oficialmente os grandes vencedores nas categorias masculina e feminina que tiverem alcançado as melhores pontuações na somatória das sete corridas.


Marcos vence a segunda e Joice confirma soberania – A sexta etapa do 1° Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, que aconteceu ontem em Diadema, teve como vencedor masculino Marcos Adriano de Carvalho. Com o tempo de 32min48s, o atleta chegou ao fim da prova ainda com fôlego e mostrou que não sentiu o forte calor. Feliz pelo resultado, o corredor elogiou o percurso da corrida e contou qual foi a estratégia para garantir o primeiro lugar. “A corrida era muito técnica e demandava mais do atleta na subida, no trecho final. Por causa disso tinha de ter estratégia boa. A minha foi dosar na parte plana para ter ‘gás’ na subida.”

Esta foi a segunda vitória de Marcos no Circuito – a primeira aconteceu na etapa de Ribeirão Pires. Apesar das conquistas, o atleta da equipe Alphaclube não tem mais chance de título na categoria masculina, no ranking geral, porque não disputou as provas de Rio Grande e São Caetano. Mesmo sem conseguir a primeira posição geral, Marcos promete correr a prova de Santo André, que acontece no dia 1° de dezembro. “Agora vou me preparar e fazer um treino totalmente específico para a última etapa”.

Entre as mulheres, a mais rápida foi a corredora Joice Pereira dos Santos, com tempo de 39min50s. A atleta manteve o domínio do Circuito e chegou à sua quinta vitória. A única prova que ela não venceu foi a penúltima, disputada em São Bernardo, quando ficou com a segunda posição. Com mais uma vitória, a atleta da equipe Number One Running garantiu o título da categoria feminina no ranking geral.
Alegre com o bom desempenho, ela ressaltou a organização da prova. “O circuito foi muito bom, apesar do calor. É um prazer participar da competição e a cada etapa está mais organizada.” Apesar do domínio entre as mulheres, Joice lembrou das dificuldades. Para ela, a corrida de ontem foi mais difícil que a de São Bernardo, que tinha um circuito plano.

Em Diadema, a subida no trecho da Rua José Bonifácio foi um desafio a mais para todos competidores. Para a vencedora, a tática foi se poupar na primeira metade e correr forte na segunda parte do circuito. Mesmo com o título garantido, Joice não pretende diminuir o ritmo nos treinos. “Meu objetivo agora é melhorar ainda mais nas corridas de dez quilômetros. Mas para isso vou ter de superar as dificuldades de manter a rotina de treinos na agenda do dia a dia”, disse.

 

Com feminino definido, título masculino será conhecido em Santo André – Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano já eram reinados de Joice Pereira dos Santos. Com o triunfo em Diadema, a atleta sagrou-se campeã geral do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, de maneira antecipada. Para se ter uma noção da hegemonia, ela atingiu 1.199 pontos de 1.200 possíveis até o momento.

“Minha maior satisfação foi ver a participação dos meus alunos de forma empenhada. O resultado é só consequência da preparação forte e também muito amor ao esporte”, destacou a atleta da equipe Number One Running, que não precisará nem poderá correr a etapa de Santo André, a última do circuito. No dia 1º de dezembro, data da prova, ela organizará uma corrida na Capital.

Se no cenário feminino houve supremacia de Joice, no páreo masculino a definição ficará para a etapa andreense. Quatro participantes ainda têm possibilidades de conquistar o caneco geral da Circuito. O favorito é Carlos Campeoti, que lidera o ranking com 1.181 pontos, depois de chegar em quarto lugar em Diadema. O atleta da equipe Coyotes Run perdeu apenas 19 pontos até o momento.Ele vê pelo retrovisor Gilson Manoel da Silva (Number One Running), que chegou em décimo na etapa diademense, computando 1.143 pontos no total. Logo atrás aparece Edilson Silveira (Inbras), que assegurou o 12º lugar, para completar 1.092 pontos. O quarto colocado geral é Lourivaldo dos Santos, que ficou em 14º, para chegar aos 1.081 pontos. 

O vencedor da etapa de Diadema, Marcos Adriano de Carvalho, também faturou a prova de Ribeirão Pires, mas não tem mais condições de vencer o ranking geral, por ter 795 pontos. A cada etapa, os 200 primeiros recebem pontuação de acordo com a colocação, sendo que o líder ganha 200 pontos, o segundo 199 até o 200º, que leva um ponto. O melhor, somando todas as etapas, recebe um troféu comemorativo pelo título geral do Circuito de Rua.

 

Famílias marcam presença nas ruas diademenses - A prova de Diadema do 1° Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC foi marcada pela presença de muitas famílias que aproveitaram o belo dia de sol para fazer atividade física. Casais, amigos e parentes foram vistos pelas ruas diademenses.  O administrador de sistema João Lima, 30 anos, foi para corrida com a mulher, o filho de apenas 6 meses de idade, a sogra e um casal de amigos com dois filhos. “A região precisa de mais eventos como esse”, afirmou.

Esta foi a terceira prova do Circuito do morador de São Bernardo, que participou da corrida de dez quilômetros, enquanto o filho Davi fez a estreia em provas em um carrinho empurrado pela mãe durante a caminhada de cinco quilômetros. Já a dona de casa Ana Janete Pereira, 67, fez a caminhada com as netas Ana Luiza Borges, 12, e Ana Clara Borges, 9. Enquanto o filho e a nora participaram da corrida, a avó aproveitou o tempo para se divertir e curtir o dia com as crianças. A animação das meninas de participar pela primeira vez do Circuito veio de casa. “Meus pais sempre falaram que é legal a corrida, além de ser saudável”, explicou Ana Luiza.

 

Inscrições para etapa andreense abrem na quarta-feira - As inscrições para a sétima – e última – etapa do 1° Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, que acontece no dia 1° de dezembro, em Santo André, serão abertas na quarta-feira. Os interessados em participar do Circuito andreense devem pagar uma taxa de R$ 20 e preencher o formulário no site do Diário (www.dgabc.com.br/circuitoderua/2013), ou no site da Ativo (www.ativo.com.br).  Para as pessoas que não tem acesso à internet, a ficha de inscrição pode ser retirada na portaria do jornal, que fica na Rua Catequese, 562, b airro Jardim, em Santo André.

O prazo para fazer a inscrição vai até o dia 27 de novembro, ou até o fim das 1.546 vagas disponíveis para a prova de Santo André. Nas etapas de Mauá, Ribeirão Pires e São Bernardo, as vagas foram preenchidas semanas antes do prazo final expirar.
Os 1.454 corredores que optaram por fazer a inscrição promocional para as sete etapas do circuito estão garantidos para a corrida andreense do circuito pelos sete municípios do Grande ABC.

A tendência, da mesma forma como ocorreu nas últimas provas, é que a corrida da cidade de Santo André também deva atingir o número máximo de 3.000 inscritos alcançados nos outros municípios.  A competição, promovida pelo Diário e que faz parte das comemorações dos 55 anos do jornal, conta com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, da Sabesp, e é organizada pela Federação Paulista de Atletismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;