Política Titulo Iniciativa
Liberação de R$ 10 mi desaperta Mário Covas

Recursos pleiteados por Alex Manente estão acertados pelo Estado e servirão para renovar equipamentos

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
29/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Investimento na ordem de R$ 10 milhões formalizado ontem pelo Palácio dos Bandeirantes vai desafogar os cofres do Hospital Mário Covas, em Santo André. A verba pleiteada pelo deputado estadual Alex Manente (PPS) foi oficializada em evento na unidade pelo secretário de Estado da Saúde, David Uip, e servirá para renovação de equipamentos do local. O dinheiro já está liberado e a compra passa por processo de licitação, com expectativa de finalização no prazo de 30 dias.

Com os recursos, será possível modernizar o parque tecnológico do hospital, incluindo a troca de aparelhos de anestesia, monitores cardíacos, oxímetros (mede a quantidade de oxigênio no sangue), respiradores, ventiladores, entre outros. Os dispositivos estavam em condições precárias de uso, obrigando a direção a alugar série de equipamentos. “Muitos deles não estavam em condições. São materiais que têm vida útil de dez anos (unidade vai completar 12 anos em novembro)”, disse o superintendente da unidade, Desiré Callegari.

O dirigente alegou que esse montante é suficiente para revitalizar todo o centro de aparelhos. “Agora, praticamente vamos repor todas as peças importantes”, sustentou Callegari. Segundo ele, o hospital contratou, recentemente, empresa terceirizada para executar serviços de engenharia clínica que vai auxiliar na manutenção dos equipamentos. “Vão cuidar desses novos para ser atualizados, ter revisão programada, em menor tempo para evitar a quebra dos materiais”, concluiu o superintendente.

Uip fez elogios rasgados à iniciativa adotada por Alex Manente. “É um grande ganho. Graças à medida do deputado esses recursos serão totalmente direcionados na modernização e adequação”, afirmou o secretário, acrescentando que, se todos os parlamentares “tivessem esse discernimento”, as dificuldades no atendimento da Saúde seriam bem menores. “Isso porque (essa aquisição), fundamentalmente, atenderá os sete municípios da região.”

Governista, o popular-socialista reivindicou a verba diretamente na Secretaria de Estado da Casa Civil, chefiada pelo tucano Edson Aparecido, e ao então secretário de Saúde Giovanni Guido Cerri – substituído por Uip em setembro. “Tivemos mais de 15 reuniões, inclusive com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), para levar essa demanda que hoje (ontem) se efetiva, o que dará fluidez. Nunca houve renovação desde a inauguração. Por isso a conquista é tão importante a esse hospital de referência.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;