Cíntia Bortotto Titulo
Defeitos e qualidades na entrevista
Por Do Diário do Grande ABC
07/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


 Prepare-se para não cometer erros em sua entrevista. É para isso que o candidato tem de se atentar quando participa de um processo seletivo.

 O que dizer se lhe perguntarem sobre defeitos?

 Esse é um questionamento feito por muitos entrevistadores e nem sempre os candidatos estão preparados para respondê-lo, simplesmente porque têm baixo nível de autoconhecimento. Muitos costumam dizer que são perfeccionistas e ansiosos, quando questionados sobre os pontos fracos. Outros dizem que não sabem o limite do descanso, dedicam-se tanto ao trabalho, que se esquecem de si mesmos. Isso até virou clichê.

 Diga a verdade, de forma educada. Demonstrar que você reconhece algo não desenvolvido e que está trabalhando para melhorá-lo pode demonstrar que sua capacidade de autoconhecimento é maior do que a média.

 Fale sobre o que vem desenvolvendo e o que já conseguiu mudar, e como fez seu plano de mudança, isso demonstra consistência. Fale de maneira branda, para não assustar o entrevistador, por exemplo, você pode ser uma pessoa desorganizada, mas você não precisa falar assim: “nossa eu preciso melhorar minha desorganização, todo mundo fala que eu sempre acabo me perdendo nos meus papéis”. Você pode dizer, se for o caso: “recebi alguns feedbacks de que poderia melhorar minha competência de organização, deixar o ambiente de trabalho mais clean. Percebi que de fato era uma oportunidade e tenho feito o seguinte: toda semana faço uma limpeza nas gavetas, papéis e pastas; tenho deixado sobre a mesa só o que estou de fato usando para executar meu trabalho e pedi mais feedbacks para saber se estou melhorando. Os feedbacks já melhoraram, mas isso ainda é algo que requer esforço, portanto sei que é um ponto que ainda tenho que continuar desenvolvendo”.

 E quando for falar das qualidades?

 Outro clichê é dizer que você é uma pessoa comprometida, que cumpre prazos, sabe tomar decisões rápidas e por isso vai contribuir para o crescimento da empresa, quando questionado por que deve ser contratado.

 Eu ressaltaria os conhecimentos e as competências desenvolvidas ao longo da carreira para responder a uma pergunta sobre suas qualidades sem cair no clichê. Por exemplo, posso agregar meu conhecimento no projeto X da empresa Y quando for implementar um projeto parecido na nova empresa, ou dizer que minha competência de liderança pode ajudar diante de um equipe grande e complexa.

 Agora, se é um processo seletivo para alguém em início de carreira, a resposta não mudará muito, afinal o que alguém que está começando quer é mostrar trabalho, mostrar seu valor, seu comprometimento e ser reconhecido por isso. No mais, siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;