Internacional Titulo Com greve
Colômbia promove mudanças no gabinete
06/09/2013 | 05:15
Compartilhar notícia


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou mudanças em seu gabinete nesta quinta-feira para tentar conter a greve dos agricultores, que fez com que o seu índice de aprovação caísse para 21%.

Santos confirmou a substituição de cinco dos 16 ministros de seu gabinete, incluindo o ministro da Agricultura, Francisco Estupinan, e o responsável pela pasta do Interior, Fernando Carrillo. Ambos lideraram os esforços do governo nas últimas semanas para acabar com a greve dos pequenos agricultores, que exigem isenções fiscais e subsídios governamentais.

Ruben Dario Lizarralde, ex-empresário no setor agropecuário, assumirá o ministério da Agricultura, enquanto Aurelio Iragorri, que serviu como um conselheiro de Santos, comandará o ministério do Interior. Outras mudanças também incluíram os ministérios do Meio Ambiente, das Minas e Energia e da Justiça.

As mudanças ocorrem em um momento em que Santos quer renovar a sua administração antes de anunciar a sua candidatura à reeleição em 2014. Na quarta-feira, um levantamento do instituo Gallup apontou que Santos tem 21% de aprovação, 27 pontos porcentuais abaixo da pesquisa realizada em junho.

Seu governo tem se esforçado para atender as demandas dos agricultores, que continuam a bloquear as principais estradas do país, deixando várias cidades isoladas.

Os índices de popularidade diminuíram drasticamente no mês passado, já que os colombianos desaprovam a forma como ele lidou com a greve no setor agrícola. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;