Márcio Bernardes Titulo
Ópera bufa

A história do envelope que ninguém viu com os tais ingressos do show de Madonna não pode cair no esquecimento

Especial para o Diário
14/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A história do envelope que ninguém viu com os tais ingressos do show de Madonna não pode cair no esquecimento. Sob pena das autoridades civis e esportivas mostrarem omissão desnecessária.

Como um sujeito, seja ele quem for, traz a público um caso espetacular, perigoso, quase muda a decisão de um campeonato importante como o Brasileiro e fica o dito pelo não dito?

Isso me faz lembrar a história de O Barbeiro de Sevilla, exemplo de ópera bufa. Nada comparado a Monteverdi e Cavalli. Estes sim, gênios da ópera e responsáveis pelo sucesso da escola de Veneza.

A ópera bufa, diferentemente da ópera séria, tinha caráter ligeiro e burlesco. Era vulgar e comum. Popularizada em Nápoles, que todos sabemos, tem uma impressionante diferença cultural do Norte da Itália, a ópera bufa poderia ser contracenada por Marco Pólo Del Nero.

A história conta que a ópera bufa era contracenada por seis personagens, três de cada sexo, todos amantes. O presidente da FPF fica à vontade para escolher seus outros parceiros e parceiras.

Agora, se o caso ficar impune, é a chance de darmos razão a frase de De Gaulle - "Este não é um país sério".

BEM-VINDO RONALDO
Cercado de dúvidas e desconfianças por causa de sua saúde, é impossível, no entanto, deixar de reconhecer que a vinda do Fenômeno para o Corinthians é o caso mais espetacular deste final de ano.

A contratação, cercada de incertezas, comprova que a diretoria trabalhou bem. O resultado apenas o tempo vai dizer.

Todos nós torcemos para que Ronaldo consiga superar mais essa adversidade. Ele já passou por poucas e boas. Foi pentacampeão e apesar da conta bancária milionária, continua querendo mostrar seu talento pelos campos. Vai precisar, no entanto, de força física.

A história é cercada de alguns mistérios que aos poucos serão revelados. A verdadeira razão de Ronaldo não ter acertado contrato com o Flamengo, confessadamente o seu clube do coração e onde ele se recuperou nos últimos meses é uma incógnita. Sabe-se que ele recebeu e não aceitou propostas de equipes do Exterior sem muita tradição. Mas onde conseguiria ganhar muito mais do que os alegados R$ 6 milhões anuais do Corinthians. Por que o Timão, então?

Outro teste que Ronaldo se submeterá é a fantástica e atraente noite paulistana. Adriano, o Imperador sucumbiu. Outros craques também. O Fenômeno deve evitar passar especialmente pela Avenida Indianópolis.

Márcio Bernardes é âncora da rede Transamérica de Rádio e professor universitário. Site www.marciobernardes.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;