Memória Titulo
Um congresso que demorou 31 anos para acontecer

"Com a evolução industrial, criaram-se novas oportunidades de emprego para as mulheres, as quais, por seu turno, dia a dia, vão procurando...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Com a evolução industrial, criaram-se novas oportunidades de emprego para as mulheres, as quais, por seu turno, dia a dia, vão procurando igualar seus direitos aos dos homens."

Diário do Grande ABC, em editorial: 31 de janeiro de 1978.

* * *

Demorou 31 anos, e os metalúrgicos voltam a realizar um congresso de mulheres em São Bernardo. Quando o primeiro foi realizado, em 1978, Lula era o presidente do então Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. E os depoimentos que temos é que as mulheres participantes ingressavam pela primeira vez, coletivamente, ao sindicato para tratar de assuntos diferentes dos costumeiros, como os de pensão por afastamento do marido do trabalho.

Há um filme genial do 1º Congresso de Mulheres Metalúrgicas, assinado por Renato Tapajós. O salão do sindicato aparece lotado de mulheres, quase todas jovens, bem vestidas e maquiadas. Há cenas delas no trabalho e no lazer, com maiôs bem comportados à beira da Represa Billings.

Trinta e um anos atrás as mulheres metalúrgicas posicionavam-se contrárias a projeto do governo que procurava regularizar o trabalho feminino noturno. Outro ponto era pela igualdade de remuneração entre os sexos. Um terceiro: que as condições ambientais atendessem às necessidades femininas.

Fala-se que muitas das mulheres que participaram daquele primeiro congresso perderam o emprego por ter se dirigido ao sindicato.

Mas a verdade é que, desde então, as mulheres conquistaram muito no mercado do trabalho e hoje exercem todo tipo de atividade, inclusive em cargos de mandos. Mas que o segundo congresso demorou, isso também é verdade.

Para entender o que foi o 1º Congresso das Mulheres Metalúrgicas de 1978 é preciso ler a coleção do Diário de então. O jornal cobriu todo o evento, com chamadas de primeira página e até mesmo um belo editorial.

Trabalhadores

Nascem em 25 de março:

1901 - Maria Pereira. Natural de Itatiba (SP). Servente da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Alegre, São Caetano.

1909 - Antonio Joaquim Felix. Natural de Santos. Ajudante de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua Paula Souza, 458.

1925 - Magdalena Rodrigues. Natural de São Caetano. Servente de fabricação da CBC. Residência: Rua Tapura (sic).

Fonte: 1º livro de registro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Amábile Visintainer (madre Paulina), Lúcia, Desidério e Quirino.

Na estampa de 1958, a Anunciação de Nossa Senhora.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 25 de março de 1980

Política - Sexta-feira o PDS será lançado em Santo André.

Campanha salarial - Metalúrgicos e Grupo 14 reúnem-se em Moema.

Editorial - Fiscais que funcionam a toque de passeatas.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Caso Vale, feiras, leite e metalúrgicos.

Santo André - Pedido asfalto para ruas da Cidade dos Meninos.

Ribeirão Pires - Homenagem prestada ao comendador Emílio Sortino.

Costumes - Cabeleireiros participam de campeonato de cortes em Santo André.

Futebol - Jogos de domingo da Segunda Divisão envolvendo equipes do Grande ABC: em Mococa, Radium 3, Santo André 2; em São Caetano, Saad 1, São José 3; em Amparo, Amparo 1, Aliança, de São Bernardo, 4.

Polícia - Assassinado em Mauá por cobrar o aluguel.

EM 25 DE MARÇO DE...

1885 - Iniciadas as obras de construção do edifício do Museu Paulista.

1960 - Willys Overland do Brasil, com fábrica em São Bernardo, lança o Pick-up-jipe e o Aero Willys.

1965 - Proferida a aula inaugural da Faculdade de Direito de São Bernardo, no Cine Anchieta.

1970 - Prefeitura de Santo André inicia a canalização do último trecho do Córrego do Cemitério, junto à Rua das Figueiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;