Setecidades Titulo Religião
Católicos celebram
dia de São Pedro

Igrejas localizadas em São Bernardo, São Caetano e Mauá têm programação especial hoje

Por Drielly Gaspar
Especial para o Diário
29/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje os fiéis da Igreja Católica comemoram o dia do último santo junino. São Pedro, o apóstolo mais próximo de Jesus, é conhecido como o santo que cuida das portas do céu e, por isso, acabou ganhando fama entre os religiosos por fazer chover ou cessar inundações.

O santo cativa seus seguidores por sua história pessoal e por ter sido o primeiro grande apóstolo da fé. O padre Rulio Ceprani, da Paróquia de São Pedro e São Paulo, na Vila São Pedro, em São Bernardo, explica que foi a ele dada a função de fundar a Igreja Católica, e isso lhe custou a vida. “Jesus confiou a ele a Sua igreja e isso fez com que ele fosse martirizado e crucificado de cabeça para baixo.”

Com relação à crença de que ele cuida das chuvas, o padre diz que isso é apenas cultura popular. “Não tem nenhuma passagem bíblica que confirme a crendice, mas isso só reforça a fé das pessoas.”

O padre diz que ainda hoje há agricultores que continuam a fazer orações ao santo para que ele mande a chuva na época certa para, assim, fazer a plantação render mais. “Isso acontece nas áreas interioranas, onde existem muitos cultivos e as pessoas dependem da terra para sobreviver e sustentar suas famílias. Nessas localidades, há missas especiais para a colheita e nelas têm as orações para que São Pedro mande a chuva.”

As tradições em comemoração a São Pedro envolvem acender fogueiras, erguer mastros com a bandeira do santo posicionada no topo e queimar coloridos fogos de artifício em sua homenagem.

Em São Bernardo, a paróquia, localizada na Alameda Dom Pedro de Alcântara, 225, Vila São Pedro, fará as comemorações amanhã. A missa será celebrada a partir das 8h30 e a quermesse começa às 9h30, dentro da quadra da Emeb Irmã Odete Maria Ramos Pinto.

Em Mauá, a paróquia que leva o nome do santo terá hoje queima de fogos no início e no fim da missa especial, que será celebrada às 19h. Depois, a partir das 20h, há quermesse com barracas típicas. A igreja fica na Rua São Pedro, 80, na Vila Guarani.

Em São Caetano, as comemorações começaram ontem, mas hoje também tem missa, às 19h, na paróquia da Rua da Fortuna, 13, no bairro Prosperidade. A quermesse começa a partir das 19h.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;