Esportes Titulo Copa das Confederações
Japão e México cumprem tabela

Embora eliminadas, seleções prometem jogo franco para despedida honrosa na competição

Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
22/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Já eliminados da Copa das Confederações, Japão e México se enfrentam apenas para cumprir tabela, às 16h, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. As duas seleções perderam os dois primeiros jogos, para os líderes Brasil e México, e ainda não pontuaram. No entanto, o discurso dos dois lados é de fazer despedida honrosa com apresentação digna em busca da vitória.

Os times vêm de partidas desgastantes. Os japoneses correram dobrado na tentativa de bater a Itália para seguir com chances. E quase conseguiram. Foram superiores em boa parte do jogo, estiveram à frente no placar, mas depois permitiram a igualdade, desperdiçaram chances e foram castigados com gol no final da partida com a derrota 4 a 3.

Já os mexicanos estiveram irreconhecíveis diante do Brasil na derrota por 2 a 0, em Fortaleza. Não apresentaram o futebol vistoso que os levou à conquista da medalha de ouro na Olimpíada de Londres, justamente contra os brasileiros, em 2012. Optaram pelo jogo defensivo, cansaram de correr atrás dos anfitriões e só exerceram tímida pressão nos minutos finais na busca pelo empate. Mas, a exemplo dos japoneses, sofreram o golpe de misericórdia no fim.

O goleiro Jesús Corona reconhece que o México poderia ter rendido mais no torneio e avalia que para sua equipe conquistar a primeira vitória no torneio terá de demonstrar a ousadia dos minutos finais do confronto com o Brasil. “Trataremos de atuar da mesma maneira, com aquele atrevimento para obter um resultado positivo”, afirmou Corona.

As duas seleções contrastam quando se fala em eliminatórias para o Mundial. Os asiáticos já têm vaga garantida para a Copa de 2014, enquanto que os norte-americanos enfrentam dificuldades. O time está em terceiro no hexagonal final da Concacaf com oito pontos, mas sofre com a proximidade de Honduras (quarto, sete) e Panamá (quinto, seis).

Por conta das atuações abaixo do esperado na competição, a seleção mexicana tem recebido muitas críticas. O técnico José Manuel de la Torre convive com rumores sobre sua saída.

Mexicanos são flagrados em boate, mas não serão punidos

Se na vinda ao Brasil para a Copa das Confederações os mexicanos ainda não apresentaram o futebol esperado, ao menos parecem estar se divertindo. Jogadores e integrantes da comissão técnica foram flagrados em festa em uma boate adulta, no Rio de Janeiro, durante a estadia da delegação na cidade na semana passada. Segundo o diário Marca, nenhum participante das farras será punido.

“Não tenho informação de atividade anormal do grupo. Foi um período típico de trabalho. Uma semana normal, que também teve saídas com permissão. Eles têm uma hora para voltar, e ninguém voltou tarde”, minimizou Héctor González Iñarritu, diretor de seleções da federação mexicana.

O grupo teria frequentado a Termas Centaurus, em um bairro nobre da cidade, em pelo menos três ocasiões, a última no domingo, depois da derrota para a Itália (2 a 1), no Maracanã.
Zaccheroni não descarta mudanças

O técnico do Japão, Alberto Zaccheroni, usou o desgaste físico na partida contra a Itália como referência para montar o time contra o México. Assim, fez mistério se manterá o time titular ou se poderá usar a partida para observar atletas reservas.

“Jogamos com muita garra contra a Itália, e houve pouco tempo para recuperação. Tenho a intenção de observar os jogadores para ver as condições físicas de cada um, e, levando em consideração as características do oponente, vou decidir quantas modificações vou fazer”, disse o treinador.

A parte do treino feita ontem no Mineirão e que pôde ser observada pela imprensa não mostrou muito. Todos os atletas foram a campo e fizeram aquecimento e um leve bate-bola.

Zaccheroni não confirmou as mudanças. A única certeza é que o capitão Makoto Hasebe está suspenso e não joga. “É dia de descanso e treino ao mesmo tempo. Temos de levar isso em conta para escalar”, completou o técnico.

Enfim, Uruguai fará primeiro treino no torneio

O Uruguai confirmou sua programação para a véspera da partida contra o Taiti, amanhã, pela terceira rodada do Grupo B da Copa das Confederações. Hoje, a Celeste vai treinar no palco do jogo, a Arena Pernambuco, em Recife às 15h15, com só 15 minutos abertos para a imprensa. Antes, às 14h30, o técnico Óscar Tabárez e um jogador vão participar da entrevista coletiva no próprio estádio. Será a primeira vez que a delegação seguirá o cronograma sugerido pela Fifa com a realização do treino de reconhecimento do gramado.

Na verdade, os uruguaios já até conhecem a Arena Pernambuco, onde jogaram e perderam para a Espanha por 2 a 1, na estreia da competição. Naquela ocasião, no entanto, a comissão técnica decidiu cancelar o reconhecimento, marcado para a parte da noite, para preservar os jogadores. A mesma atitude foi tomada antes do jogo contra a Nigéria na Arena Fonte Nova, em Salvador. Nas duas ocasiões, apenas as entrevistas coletivas foram realizadas nos palcos dos jogos.

Após a vitória sobre a Nigéria, o Uruguai chegou aos três pontos e ganhou sobrevida. Uma vitória sobre o Taiti, às 16h, na Arena Pernambuco, garante a classificação desde que a Espanha vença a Nigéria, no mesmo horário, em Fortaleza.

O Uruguai enfrentou problemas de logística para treinar em Recife por causa do mau tempo. A falta de campos em boas condições levou a delegação a criticar a organização do torneio. O clima chegou a pesar entre dirigentes sul-americanos e integrantes da Fifa, mas depois a situação foi contornada. A vitória sobre a Nigéria acalmou os ânimos dos sul-americanos, que agora já sonham com a passagem à próxima fase do torneio.

O atacante do Internacional Diego Fórlan, que havia sido reserva na estreia, virou titular contra a Nigéria e foi o destaque do time. Assim, será mantido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;