Setecidades Titulo Na região
Escolas abrem para 18 mil crianças em julho

Número equivale a 25% dos estudantes com idade entre zero e 5 anos nas sete cidades

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
19/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Pelo menos 18 mil crianças matriculadas nas creches e pré-escolas do Grande ABC serão atendidas durante o recesso escolar de julho. O número corresponde a 25% dos estudantes com idade entre zero a 5 anos das sete prefeituras. São 7.000 pequenos beneficiados a mais do que em julho de 2012. São Bernardo é a única da região que mantém as escolas fechadas, no entanto, disponibiliza programações cultural e esportiva com o programa Tempo de Férias.

Apesar de confirmar o atendimento das crianças entre 6 e 24 de julho, Santo André ainda realiza estudo de demanda para definir o formato do serviço, como o número de escolas e de professores que participarão. No ano passado, a rede atendeu 2.178 crianças de 28 creches, o equivalente a 34% da demanda. Nos anos anteriores, a administração ofereceu o serviço para mães que manifestaram interesse.

Em São Caetano, 3.000 dos 5.200 estudantes do Ensino Infantil não terão férias em julho. Apenas as turmas de meio período da cidade param entre os dias 7 e 31 de julho. Em 2012, a cidade atendeu 90% dos alunos desta faixa etária.

Diadema informou que as creches de período integral, municipais ou conveniadas, trabalharão em sistema de revezamento, ou seja, um grupo de professores trabalhará de 1º a 17 de julho e outro grupo trabalhará de 18 de julho a 1º de agosto. Dessa forma, todos os 9.000 estudantes têm possibilidade de serem atendidos, conforme necessidade das famílias.

Para a garçonete Camila Marcele Marques, 24 anos, o fato de as creches permanecerem abertas nas férias facilita a vida das mães. “É ótimo não precisar mais ficar preocupada com quem deixar as crianças para que a gente possa trabalhar”, comenta a mãe do pequeno Lucas, 3 anos, que frequenta a Creche Nova Conquista, em Diadema.

Mauá espera atender cerca de 4.000 alunos entre 8 e 22 de julho nas 32 escolas de período integral do município. Para as atividades pedagógicas e de recreação, aproximadamente 600 profissionais da Educação trabalharão neste período.

Em Ribeirão Pires, as 17 escolas municipais de Educação Infantil que atendem 2.000 crianças estarão abertas entre 1º e 15 de julho, período de recesso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;