Cíntia Bortotto Titulo
Participe de programas de estágio

Um estágio bem feito, bem escolhido e em uma boa empresa pode ser porta de entrada importantíssima para carreira de sucesso

Por Cíntia Bortotto
14/11/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Um estágio bem feito, bem escolhido e em uma boa empresa pode ser porta de entrada importantíssima para carreira de sucesso. Certa vez, tive uma estagiária muito boa chamada Maia, fazia psicologia e tinha muita vontade de aprender e contribuir. Foi contratada para estagiar na área de seleção. Aos poucos, fomos ensinando a ela o processo seletivo, os testes psicológicos, o contato com os requisitantes, o acompanhamento dos processos. Ela fazia as atividades com muito empenho e, embora sempre estivéssemos supervisionando seu processo de aprendizado, ela se tornou referência entre os requisitantes pelo zelo que tinha pelo processo e pelos candidatos.

Ela conseguiu utilizar sua competência forte, de relacionamento interpessoal e capacidade de praticar a empatia, em resultados para a área. Hoje, trabalha em renomado banco e sei que muito do que desempenha se deve à família que a ajudou em valores primorosos e ao primeiro grupo de trabalho, que a ajudou a entender como colocar valores e competências a serviço de uma organização.

Encontrar e desenvolver pessoas como a Maia é um objetivo importante para as empresas, que trazem tantos resultados para a companhia, e como desenvolvimento pessoal para os participantes do programa de estágio, ferramenta de aprendizado prático do que foi visto teoricamente na universidade.

Os estagiários que desempenham bem seu papel e demonstram competências que adicionam valor à organização podem ser convidados à efetivação, em geral a cargos iniciais na estrutura de cargos e salários da empresa, como analistas, por exemplo. Eles então têm a oportunidade de demonstrar sua capacidade de trabalho já em um regime CLT.

SELEÇÃO - Os programas de estágio e trainees, em geral, abrem suas inscrições a partir de julho do ano corrente para o programa do ano subsequente. Os meses de maior intensidade de abertura de vagas são agosto e setembro. O processo de seleção conta com várias fases e, como há uma intercalação no fim de muitos dos programas mais renomados do mercado, uma tendência tem sido as vagas serem abertas o quanto antes.

Normalmente, em grandes processos seletivos de programas já renomados, contamos com as seguintes fases:

1. Inscrição;

2. Testes online (conhecimentos gerais, inglês, raciocínio lógico, português);

3. Dinâmica de grupo;

4. Entrevista individual com o requisitante.

DICAS - Para não errar no processo seletivo, aqui vão algumas dicas:

1. Seja você mesmo. O seu DNA tem de bater com o da empresa contratante para que ambos possam ser felizes. Tentar fingir o que você não é não é um bom caminho e pode trazer frustrações;

2. Chegue antes do horário nas fases presenciais. Chegar atrasado ou em cima do horário já depõe contra você e não lhe permite se organizar ou sintonizar o clima daquela empresa. Chegar antes permite reflexão, reparar no ambiente, assumir pensamentos positivos;

3. Faça a lição de casa: investigue a empresa. Leia o site, veja quais são as competências e os valores utilizados, procure se lembrar de situações em que tenha demonstrado essas competências. Isso irá ajuda-lo quando for perguntado sobre esses valores e comportamentos durante a entrevista. É trabalhoso, mas vale a pena;

4. Na dinâmica de grupo, respeite o outro. Mesmo empresas que buscam perfil mais agressivo não gostam de quem quer chamar toda a atenção para si às custas de não ouvir os outros ou não interagir bem. Mesmo em ambientes altamente competitivos, o saber se relacionar com o outro é valorizado. Isso porque todos sabem que, sozinhas, as pessoas fazem muito menos do que em grupo. Então, seja você mesmo e respeite os outros, interaja. Candidatos que não demonstram suas competências nas dinâmicas de grupo tendem a ser reprovados;

5. Seja objetivo na entrevista individual. Demonstre que entendeu a pergunta e a responda, não seja evasivo ou verborrágico, seja pragmático. Conte com detalhes e observe o interlocutor para saber o que ele quer. Falar demais ou de menos pode ser prejudicial, você tem de encontrar o equilíbrio e a linguagem corporal do entrevistador dá sinais de o quanto ele está gostando do seu ritmo de fala ou está lhe achando enfadonho. Conte exemplos que você viveu e que podem ter a ver com a empresa ou com o que ela valoriza.

As empresas tendem a ficar com estagiários que demonstram vontade de ajudar e de ter oportunidade e competências que podem fazer a diferença para a empresa. A capacidade crítica que um estagiário pode ter, por estar vendo o que há de novo em termos de teoria na academia, e o que há de fato nas organizações, pode ser um diferencial, principalmente quando há capacidade de sugerir soluções. Boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;