Cultura & Lazer Titulo
Ribeirão Pires terá 1ª rede pública sem fio da região
Por Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
05/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Prefeitura de Ribeirão Pires anuncia a instalação de rede de internet sem fio no centro da cidade. O lançamento do projeto está marcado para o dia 10 de setembro, mas autoridades já adiantam que o objetivo é cobrir toda o município.

O projeto será dividido em duas fases. Na primeira, que deve ser concluída até o lançamento, será instalado um ponto de acesso gratuito na Vila do Doce, no centro.

Para a segunda fase, estão previstas as interligações entre secretarias, escolas municipais e outros possíveis pontos, cobrindo todo o território do município. Com o avanço da rede, o acesso deverá ser cobrado, mas não há estimativas do valor, uma vez que o projeto ainda não foi concluido.

Até o próximo ano, apenas os frequentadores da região central da cidade terão acesso. "A segunda fase só será iniciada no ano que vem, após as eleições", afirma Marcelo Menato, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ribeirão Pires.

"Seremos uma das primeiras cidades a implantar esse tipo de acesso", comemora . Segundo o secretário, todas as autorizações junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já estão regularizadas. "Em pouco tempo, com os celulares 3G, os moradores poderão acessar a internet livremente, de qualquer lugar da cidade."

SÃO CAETANO - Com a iniciativa, Ribeirão Pires passa à frente de São Caetano, que anunciou um projeto semelhante, de implantação de rede WiFi, em abril deste ano.
No entanto, o projeto continua em fase de pesquisas e nenhum novo acesso foi instalado desde o anúncio.

TECNOLOGIA - A rede WiMesh, apesar de distribuir sinais de rádio, como o sistema WiFi, tem diversas peculiaridades em sua tecnologia. Diferente das mais conhecidasm, a rede adotada pelo município de Ribeirão Pires não dispõe de uma única torre emissora de sinal, funcionando como uma rede.

Desde que devidamente equipados com receptores e transmissores, um computador é capaz de receber e reenviar o sinal de internet, formando uma espécie de teia.

Para navegar, basta que o usuário tenha seu terminal habilitado para acesso à rede WiFi comum.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;