Turismo Titulo
Maravilhas lusitanas no Brasil
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
09/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Dois monumentos brasileiros acabam de entrar para a seleta lista das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, ambos com uma mãozinha do santo protetor dos animais: a Igreja e Convento de São Francisco de Assis e Ordem Terceira, em Salvador (BA), e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em Ouro Preto (MG). E o número poderia ser maior não fosse um dos critérios do concurso, que restringiu a escolha ao máximo de duas maravilhas por nação.

Construções históricas em 16 países concorreram ao título. "A eleição de dois monumentos brasileiros é mais um diferencial que nosso País, dono de uma riqueza natural e cultural enorme, oferece ao turista português", comemorou a presidente da Embratur, Jeanine Pires, lembrando que cerca de 30% dos turistas portugueses que fazem viagens de longa distância escolhem o Brasil como destino, não raro pela segunda ou terceira vez. "Por isso, é fundamental oferecer novas opções para que eles voltem sempre ao País", completou Jeanine.

Considerado um dos mais ricos do Brasil, o templo da capital baiana é a materialização do ideal de Igreja de Ouro difundido em Lisboa e na cidade indiana de Goa no fim do século 17. E não é para menos: seu interior ostenta quase 800 quilos de ouro - uma ironia e tanto considerando que tudo aquilo é dedicado justamente ao padroeiro dos pobres, que sempre pregou o desapego a bens materiais.

Curiosidades e contradições à parte, o monumento é também uma pérola da arte lusitana. As paredes do pátio são todas revestidas de azulejos pintados pelo mestre português Bartolomeu Antunes de Jesus. E a decoração barroca da igreja ainda conta com talhas de anjos, atlantes, animais e flores douradas de inestimável valor artístico, assim como a cruz formada pelo corte da nave central. Tanto a fachada quanto os painéis de azulejos datam de 1723.

MINAS - O estilo barroco também prevalece na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Ouro Preto, cuja construção, iniciada em 1766, é considerada a obra-prima de Aleijadinho, desde o risco geral do prédio até os adornos dos altares e da capela-mor. Também é ele o responsável pelos desenhos do medalhão que embeleza a fachada e do lavabo da sacristia, que mostra uma figura vendada representando a fé.

Para completar o supra-sumo do barroco rococó em Ouro Preto, várias outras esculturas são assinadas por Mestre Athayde, como o forro da nave, que causa uma ilusão de ótica com os pilares pintados em perspectiva. E o ingresso ainda dá direito a visitar o Museu Aleijadinho, que fica na matriz Nossa Senhora da Conceição, no Largo de Coimbra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;