Cíntia Bortotto Titulo
Executivo de sucesso e...paizão!

Há maior consciência dos homenso a respeito das atividades domésticas

Cíntia Bortotto
04/04/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje em dia, muitos pais têm se dedicado de maneira profunda à educação dos filhos. Eles trocam fralda, dão banho, preparam mamadeiras, enfim, dividem com as mulheres o que antes eram tarefas tipicamente femininas. A mulher passou a ocupar outros espaços na sociedade, trabalhando e se destacando no mundo dos negócios.

Para os homens, assim como para as mulheres, as principais dificuldades para conciliar tarefas domésticas com profissionais são várias, entre elas conciliar o tempo que dedicam para fazer bem cada uma de suas atividades, a pressão interna de desempenhar bem em todos os papéis e o equilíbrio emocional para não misturar os papéis.

Como uma das consequências desta dedicação dos homens, temos relações cada vez mais próximas entre pais e filhos, bem como uma maior consciência por parte dos homens a respeito das inúmeras atividades envolvidas no ambiente doméstico. Isto propicia uma percepção mais acurada sobre as dificuldades que eventualmente a companheira passava e antes não eram sabidas e compartilhadas.

FILHOTES CARENTES

Trabalhar é importante, mas com a crescente importância do papel do pai presente nas famílias, é preciso ficar cada vez mais atento. Se você não der a atenção devida, as crianças sentem. Na verdade, em geral elas são muito sensíveis ao ambiente, ainda mais quando o assunto é pai e mãe. As demonstrações de que estão sentindo falta do papai variam de criança para criança, mas em geral, um comportamento bastante comum é o aumento da agressividade, choros noturnos, pedidos de que quer o papai. Se o papai se comunica pelo computador, quando não está, a criança passa a não gostar do computador, como uma forma de dizer "deste jeito eu não quero". Eles dão seus sinais, mesmo que com os poucos recursos que têm, portanto, preste atenção.

Também é muito importante ressaltar o papel da mamãe quando o pai está em uma fase em que precisa se ausentar um pouco mais, pois ela pode tentar diminuir o impacto desta ausência. Sugiro às mamães de plantão conversar com as crianças sobre o papai, sobre o quanto ele as ama, reintroduzindo uma comunicação por computador ou telefone. Criar aquele clima de que ele está voltando quando perto do retorno também é bacana, tudo sempre incentivando muito o afeto.

CHEFE CARENTE

Bem, a família também pode atrapalhar a carreira. Isto acontece quando há uma invasão da família no momento do trabalho, seja por excesso de telefonemas, interferências, e-mails, etc, seja por algum problema de relacionamento ou de saúde que ocupe demasiadamente a concentração do executivo.

Neste momento o recomendado é que você coloque limites na família, quando o problema for invasão no ambiente de trabalho. Tire férias ou uma licença se o problema for de saúde. Coloque na agenda da semana um espaço para terapia de casal ou familiar se for um problema de relacionamento. É importante haver os espaços certos, respeito e limite. Estes são pontos primordiais para que haja um princípio de equilíbrio.

DICAS PARA CONCILIAR TRABALHO E FAMÍLIA

Para harmonizar tamanho número de atividades e cobranças, como horas extras de um executivo e horas de brincadeira de um paizão é preciso estar atento a alguns pontos fundamentais:

1.Preste atenção à sua saúde física e mental. Dedique um tempo da sua semana para uma atividade física e/ou atividades que gosta (música, artes, etc.)

2.Mantenha saudável a relação do casal. Namorar é bom e, porque não dizer, primordial.

3.Tenha disciplina. Saia para trabalhar em um horário adequado e procure fazer o mesmo com a hora de sair do trabalho. Assim, quando chegar em casa, ainda terá tempo para a esposa e para a(s) criança(s).

4.Coloque limites na sua agenda. Seus subordinados, chefes e pares devem entender que você sabe se colocar em relação à sua agenda. Saber se colocar de forma educada, não é mal visto, ao contrário, é sinal de equilíbrio. Não estou dizendo que não haverá situações em que você deva se dedicar mais ao trabalho, mas colocar limites é um passo importante para quem quer crescer e manter o bom equilíbrio.

Saiba organizar sua agenda e tendo consciência da prioridade que cada esfera tem na sua vida, pois assim, você terá mais chances de acertar e ser equilibrado. Para os superpais, parabéns!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;