Cíntia Bortotto Titulo
Como montar equipe campeã

É possível treinar profissionais sem gastar muito

Por Cíntia Bortotto
16/04/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Dando continuidade a nosso tema da semana passada, hoje abordaremos o assunto desenvolvimento, tendo como base a palestra  ‘Como montar uma equipe campeã em sua loja’, que ministrei no Seminário Brasileiro de Material de Construção, na Feicon Batimat. Falei diretamente para o público de lojistas, mas a maior parte das dicas que sugiro aqui valem para qualquer tipo de negócio.

Retomando, após contratar os melhores profissionais. Primeira dica: desenvolva a liderança, a repercussão disso para a organização é enorme. Muitas pessoas me perguntam: “Como desenvolver sem investir tanto dinheiro?” No entanto, se o líder souber usar os recursos de autodesenvolvimento disponíveis, é possível desenvolver as pessoas com baixo custo e investir os recursos da empresa verdadeiramente nos talentos.

Algumas ferramentas simples podem fazer a diferença neste momento:

* Feedback: é a comunicação que o líder fará a respeito da percepção que ele tem do comportamento do subordinado e vice-versa. É uma ferramenta sem custo e com grande impacto, poderosa para o desenvolvimento de pessoas

* Projetos: Desafiar pessoas com projetos pode ser uma grande estratégia de desenvolvimento, principalmente se for um talento e se este projeto tiver exposição em níveis mais sêniores da organização.

* Desafios: Outra estratégia que funciona, principalmente quando falamos em talentos que gostam de ser desafiados.

* Livros e artigos: possuem baixo custo e estimulam a criatividade do profissional.

* Palestras: baixo custo e pode ser feito in company, ou seja, na loja/empresa, e ajudam a pensar em questões que não são abordadas no dia a dia de trabalho.

* E-learning: existem muitos cursos on-line gratuitos desde a Harvard até FGV, como da própria Anamaco, entidade que me convidou para fazer a palestra. São diversos treinamentos, que custam pouco ou até mesmo gratuitos.

* Vídeo/ DVD: Outra forma de desenvolver com baixo custo.

* Mudança de área: Esta é uma maneira de desenvolvimento que fornece uma visão mais holística do negócio e, portanto, mais sistêmica, e que ajuda principalmente quando pensamos em plano sucessório dentro da empresa.

* Treinamento e coaching: Estas duas ferramentas têm custos mais elevados, mas são importantes quando o assunto é talento. Isso porque investir na atual e na futura liderança tem um aspecto fundamental até na retenção de pessoas.

Semana que vem abordarei a terceira etapa do time campeão: reter os colaboradores. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;