Internacional Titulo
Países do Golfo condenam Israel e apóiam Arafat
Das Agências
31/12/2001 | 15:15
Compartilhar notícia


As seis monarquias do Golfo responsabilizaram Israel pela violência no Oriente Médio e aportaram seu apoio incondicional ao presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, ao término de uma cúpula em Mascate.

Em um comunicado final, Qatar, Bahrein, Omã, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos afirmaram que "a deteriorização da situação e o aumento da violência devem-se à continuação da ocupação israelense e ao fato de Israel não respeitar as bases do processo de paz".

O Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que reagrupa estes países, está de olho nas "conseqüências desta situação extremadamente grave para a segurança e a estabilidade da região".

Os dirigentes árabes também denunciaram a "decisão irresponsável" do governo do primeiro-ministro Ariel Sharon de romper os contatos com Arafat ao estimar que ele "demonstra que este governo não quer conseguir uma paz justa e duradoura".

O comunicado, por outro lado, felicita-se das declarações do presidente americano, George Bush, ante a Assembléia Geral das Nações Unidas em novembro, onde se manifestou favoravelmente a um Estado palestino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;