Setecidades Titulo Trânsito
Distração por tecnologia é causa de 80% dos acidentes

Abramet faz alerta sobre o perigo do envio de mensagens de texto ao volante

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
19/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A cada 100 acidentes de trânsito, 80 são provocados por distrações causadas por equipamentos eletrônicos, como celular, rádio, GPS e TV. A informação é da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), que lançou ontem campanha para advertir sobre o perigo do envio de mensagens de texto ao volante.

Diretor da associação, o médico Dirceu Rodrigues Alves alerta que, a 100 km/h, se o condutor desviar o olhar para o celular durante seis segundos, o veículo terá percorrido entre 100 e 120 metros à deriva. "Nessa circunstância, o motorista terá total desconhecimento do que está acontecendo, o que aumenta muito o risco de impacto."

O médico informa que, para garantir mais segurança, o motorista deve ter atenção, concentração, vigília e respostas rápidas. "É preciso ter sensibilidade tátil, visão e audição. Se algum desses sentidos estiver comprometido, o risco já aumenta."

Segundo Alves, estudos internacionais apontam que o envio de torpedos aumenta em 23 vezes o risco de acidentes. A maior parte dos casos ocorre entre pessoas na faixa etária entre 18 e 34 anos.

Outra situação de risco que deverá ser abordada em breve pela associação é o uso de equipamentos sonoros em volumes excessivamente altos. "Além do risco pela diminuição da atenção, o som alto pode fazer com que o condutor não ouça buzina ou outros alertas sonoros", acrescenta o especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;