Internacional Titulo
Blair se diz 'escandalizado' com fotos de prisioneiros iraquianos
Por Da AFP
30/04/2004 | 09:31
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disse nesta sexta-feira ter ficado "escandalizado" com as fotos de prisioneiros iraquianos maltratados por soldados norte-americanos, divulgadas pelo canal de televisão CBS na última quarta.

"Esses atos contradizem diretamente todas as regras preconizadas pela coalizão no Iraque", disse um porta-voz de Blair.

Pouco antes, a enviada especial britânica para os direitos humanos no Iraque, Ann Clwyd, disse estar "indignada" com a revelação dos maus tratos sofridos pelos prisioneiros iraquianos, embora tenha esclarecido que se tratava de "um pequeno número" de casos.

Uma das fotos divulgadas no programa 60 Minutos II, da CBS, mostrava um iraquiano com a cabeça coberta e as mãos amarradas. Ele era obrigado a se manter em equilíbrio sobre uma caixa, sob a ameaça de ser eletrocutado caso caísse no chão.

Em outras fotos, os prisioneiros apareciam nus, uns em cima dos outros, simulando sexo oral, enquanto os soldados americanos apontavam para eles e riam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;