Cultura & Lazer Titulo
Vila de Paranapiacaba estará ‘arretada’ no sábado
Daniella Grinbergas
Especial para o Diário
14/04/2005 | 11:26
Compartilhar notícia


A Casa de Cultura Câmara Cascudo de Paranapiacaba, em Santo André, promove mais uma vez o Sarau Cultural, que leva ao público um apanhado da cultura nordestina. Esta é a quarta edição do evento que contará com música, teatro, poesia, performances circenses e venda de comidas típicas do Nordeste. O Sarau está programado para sábado e tem entrada franca.

O evento terá participações especiais do músico e compositor Meramolim, do grupo de cultura popular ARCA e do grupo de teatro Tespis do Ipiranga. Haverá uma canja musical com Íris Marques (voz e violão) e cordelistas de Mauá. O chileno Juan e Cia fará as apresentações de circo.

O proprietário da Casa, o pernambucano Nilton Claudino, 25 anos, acredita que iniciativas como essa são essenciais para a preservação da cultura nordestina e do folclore nacional. Claudino mora na Vila desde 1996 e diz se sentir em casa em meio a muito verde cortado pela ferrovia. O local faz o jovem lembrar do pai, Nelson, que foi maquinista de maria-fumaça na zona canavieira de Pernambuco.

“Resolvi investir neste projeto para que a nossa cultura popular, o folclore, e claro, a cultura do Nordeste possam ser resgatados e mantidos. Faz dois anos que a Casa existe na Vila e tenho visto que estou conseguindo divulgar nossa cultura popular”, afirma Claudino.

Com eventos como o Sarau Cultural, a Casa busca promover a prática artística e atinge principalmente os moradores da Vila de Paranapiacaba e os turistas que a procuram em busca de um passeio completo. Claudino também se encarrega da preparação de produtos derivados de milho. O visitante pode saborear na Casa curau, bolos, canjica e cuscuz.

Além de curtir as apresentações, é possível conhecer o acervo da Casa, do qual estarão à venda xilogravuras do mamulengueiro Valdeck de Garanhuns e de Jerônimo Soares, mestre que mantém ateliê em Diadema. Os visitantes também poderão adquirir cordéis e CDs do cantor e compositor Costa Sena.

Sarau Cultural – Encontro multidisciplinar de cultura nordestina. Sábado, a partir das 15h. Na Casa de Cultura Câmara Cascudo de Paranapiacaba – av. Forde, 527, Paranapiacaba, Santo André. Tel.: 4439-0466. Entrada franca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;