Diarinho Titulo Função
Para que serve Matemática?

Você pode não gostar dela, mas, não adianta, Matemática
sempre nos acompanhará, pois ela está presente em tudo

Por Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
17/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão


Você pode não gostar dela e ficar descabelado para resolver contas e problemas. Pode ainda perguntar para que serve e dizer que não vai usá-la no futuro. Mas, não adianta, a Matemática sempre nos acompanhará.

Está presente na hora de comprar algo, separar os ingredientes de uma receita e ao olhar o relógio para ver quanto tempo falta para o fim da aula. Também aparece na natureza, nos esportes e na música. Sem ela, o homem não conseguiria evoluir e desenvolver tecnologias,

Melissa Marques, 11 anos, de Diadema, não imaginava que a Matemática está em toda parte. Aprendeu alguns exemplos na escola. Em casa, percebeu que era possível treinar as continhas ao conferir as despesas do mês com a mãe. “Sempre somamos tudo o que gastamos no shopping e no mercado.” A menina ainda usa a Ciência para calcular com o pai quanto terá na poupança ao fazer 21 anos.

BENEFÍCIOS

Guilherme Berobelli, 11, de São Caetano, é fera nos números. Presta atenção na aula e fica esperto nas situações do dia a dia. Sempre que vai à padaria observa o troco. “Já recebi dinheiro a menos e como fiz a conta consegui pedir o valor certo”, diz.

Segundo especialistas, a Matemática melhora o raciocínio e a concentração. Auxilia a resolução de situações e problemas que vão além da disciplina, como aconteceu com Guilherme.

Mesmo com dificuldade, Bárbara Gouveia, 11, sabe a importância da matéria. “Não vou muito bem na divisão, mas me esforço.” A garota quer ser veterinária e sabe que, na profissão, terá de usar os números, como na hora de calcular a dose de remédios para os bichos.

Se você não manda muito bem em Matemática saiba que ela pode ser comparada ao desempenho de um jogador de futebol. Para melhorar é preciso treinar e praticar! Além disso, tire todas as dúvidas com o professor e não tenha medo de errar.

Consultoria dos professores de Matemática Olga Aparecida Coelho, do Colégio Iemano, e Humberto Hideji, da Emef Elvira Paolilo Braido, de Luiz Barco, professor convidado da Escola Politécnica da USP, e do pediatra Marcelo Reibscheid, o Hospital São Luiz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;