Internacional Titulo
Bielo-Rússia vai às urnas apesar dos pedidos de boicote
Por Do Diário do Grande ABC
15/10/2000 | 18:07
Compartilhar notícia


O presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukachenko, declarou que está seguro de que as eleiçoes legislativas realizadas neste domingo nao irao afetar o seu poder, apesar dos pedidos de boicote feitos pela oposiçao e as dúvidas levantadas por observadores ocidentais sobre o caráter democrático do pleito.

Ao votar em Minsk, Lukachenko previu a ``derrota da oposiçao nas próximas eleiçoes presidencias' previstas para o ano que vem.

Apesar dos pedidos de boicote, cerca de 45% dos 7,3 milhoes de eleitores foram às urnas até poucas horas antes do encerramento das eleiçoes, onde mais de 500 candidatos, na sua maioria independentes, disputam 110 vagas, segundo dados oficiais.

Lukachenko, 46, dirige com mao-de-ferro desde 1994 a Bielo-Rússia, ex-república soviética com 10 milhoes de habitantes.

A recente queda de Slobodan Milosevic na Iugoslávia gerou uma certa esperança entre a oposiçao na Bielo-Rússia, que divulgou que muitos eleitores foram pressionados a votar nos candidatos favoráveis a Lukachenko, advirtindo sobre eventuais irregularidades no escrutínio.

Os Estados Unidos já avisaram que ``nao irao reconhecer os resultados de eleiçoes que nao sao democráticas'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;