Sua Saúde Titulo
Gastrite

Doença inflamatória da camada superficial interna que reveste o estômago...

Por Leo Kahn
09/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Doença inflamatória da camada superficial interna que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. A gastrite pode ser aguda, que surge de repente, sendo caracterizada por situação passageira, podendo evoluir para crônica. A gastrite crônica pode evoluir para a forma de gastrite erosiva ou gastrite hemorrágica, causando até perdas de sangue pela boca ou pelo ânus. Acomete mais as mulheres com vida agitada e alimentação deficiente, mas o estresse é o grande fator para o aparecimento da gastrite, atingindo milhares de pessoas no mundo anualmente. 

AS PRINCIPAIS CAUSAS SÃO:

Helicobacter pylori - essa bactéria tem a capacidade de viver dentro da camada de muco protetor do estômago. A prevalência da infecção por esse micro-organismo é extremamente alta, sendo adquirida comumente na infância e permanecendo para o resto da vida, a não ser que o indivíduo seja tratado. A transmissão pode ocorrer por duas vias: oral-oral ou fecal-oral. A gastrite não é causada pela bactéria em si, mas pelas substâncias que ela produz e que agridem a mucosa gástrica, podendo levar à gastrite, úlcera péptica e, em longo prazo, ao câncer de estômago.

Gastrite autoimune - em situações normais, o nosso organismo produz anticorpos para combater fatores agressores externos. Em algumas situações o organismo produz anticorpos, de forma errônea, contra seus próprios órgãos. Doenças como lúpus, hipotiroidismo, artrite reumatoide e diabetes que requerem insulina são exemplos. Neste tipo de gastrite, anticorpos levam à destruição de células da parede do estômago, reduzindo a produção e redução de absorção de várias substâncias importantes. O câncer de estômago também pode ocorrer em longo prazo.

Gastrite por aspirina e por anti-inflamatórios - Estes medicamentos quando utilizados por pouco tempo não causam problemas. Ao contrário, o seu uso regular pode levar para gastrite ou situação mais séria, como a úlcera. Álcool e certas substâncias químicas podem causar inflamação e dano ao estômago quando consumido em grandes quantidades e por longos períodos. 

Outras infecções - a gastrite infecciosa pode ser causada por outras bactérias que não o H. pylori como, por exemplo, a bactéria da tuberculose e a da sífilis; podem também ser causados por vírus, fungos e outros parasitas.

Formas incomuns - são causas mais raras. Temos as gastrites linfocítica e eosinofílica; gastrite granulomatosa isolada; e gastrite associada a outras doenças como a sarcoidose e a doença de Crohn. A gastrite aguda também pode ocorrer em pacientes internados por longo período em unidades de tratamento intensivo, em politraumatizados e em grandes queimados.

SINAIS E SINTOMAS
- Dor e queimação.
- Azia.
- Perda de apetite.
- Náuseas e vômitos.
- Distensão da região do estômago. 
- Sensação de saciedade alimentar precoce. 
- Fraqueza. 
- Ardência da língua (glossite). 
- Irritação dos cantos dos lábios (comissurite). 
- Diarreia. 
- Mais raramente, alterações neurológicas envolvendo memória, orientação e coerência, quadro clínico relacionado à gastrite atrófica. 
- O diagnóstico na gastrite aguda é baseado na história clínica, sendo em geral desnecessários exames. Na suspeita de complicações, como a hemorragia, a endoscopia digestiva alta é o exame indicado. 
- Por isso, considera-se que o diagnóstico das gastrites crônicas é, fundamentalmente, histológico, ou seja, pelo exame microscópico de fragmentos da mucosa colhidos por pinça de biópsia que passa através do próprio endoscópio.

SAIBA MAIS
- Evitar o uso de medicações irritativas como os anti-inflamatórios e a aspirina, o abuso de bebidas alcoólicas e do fumo. 
- Comer em pequenas quantidades e várias vezes ao dia, evitando ficar sem alimentação por mais de três horas seguidas.
- Alimentar-se com calma,
- Evite alguns alimentos como frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, kiwi, morango entre outras), refrigerante, condimentos como pimenta, canela, legumes ácidos como pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete.
- Outros alimentos também devem ser evitados, como os ricos em gordura (leite e derivados, frango com pele, maionese, creme de leite, entre outros), temperos como vinagre, pimenta, molhos industrializados, molho de tomate, ketchup, caldos.
- Fuja dos enlatados e conservas. 
- O consumo de café e outras bebidas que contêm cafeína não é contraindicado se o paciente tolera bem essas bebidas.
- Mudar o estilo de vida agitado para vida mais calma parece ajudar na melhora nos sintomas da gastrite, juntamente com alimentação saudável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;