Sua Saúde Titulo
Doença fibro-cística da mama

Ocorre com uma proliferação desordenada do tecido fibroso que sustenta as glândulas mamárias, levando à formação de pequenos nódulos ou cistos

Por Leo Kahn
19/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Ocorre com uma proliferação desordenada do tecido fibroso que sustenta as glândulas mamárias, levando à formação de pequenos nódulos ou cistos. Esses nódulos são dolorosos e aumentam a sensibilidade das mamas, sendo mais acentuado no período pré-menstrual.

É benigna e facilmente tratável, normalmente descoberta pela própria mulher ao realizar o autoexame. Essa displasia mamária não induz e nem se transforma em câncer de mama, podendo desaparecer espontaneamente.

Sob influência hormonal, principalmente estrógenos e progesterona, as mamas podem apresentar modificações fisiológicas com pequenas dilatações de seus ductos, podendo ser assintomáticos.

Os cistos são mais frequentes no período reprodutivo da mulher entre os 35 e 50 anos de idade e são raros após a menopausa.

Estas alterações normais são mais frequentes em mulheres que não têm filhos ou tiveram há vários anos. Raramente existe dor ou cistos mamários em mulheres que tiveram filhos ou amamentaram até dois anos atrás.

SINAIS E SINTOMAS
- Aumento do volume das mamas.
- Consistências densas, irregulares e desiguais.
- Pequenos nódulos endurecidos e dolorosos ao toque.
- Dor nas mamas que aumenta no período pré-menstrual.
- Desconforto mamário melhora após cada período menstrual.
- Mesmo sabendo que em 80% dos casos os nódulos são benignos, a mulher não deve deixar de fazer o autoexame e procurar o médico ginecologista ou mastologista. Afinal, muitos sintomas de alterações benignas nas mamas são parecidos com os do câncer. Entre eles estão: diferença no formato dos seios, secreção no mamilo, dor localizada em uma parte do seio, caroços duros ou moles, infecção da pele quando não desaparece com tratamento e mamilo invertido.

SAIBA MAIS
-Evite o estresse.
-Cuidado com os níveis de estrogênio elevado.
-Uma em cada dez mulheres que desenvolve a doença tem um parente com o problema.
-As dores mamárias cíclicas que acontecem sempre às vésperas da menstruação merecem orientações nutricionais e dietéticas restringindo sal, café, chocolates, refrigerantes, diminuindo a ingestão excessiva de alimentos gordurosos e aumentando a ingestão de água.
- Os sintomas se acentuam antes do período menstrual e melhoram imediatamente após.
- A terapia mais importante é o esclarecimento para a paciente de que esta não é portadora de doença maligna ou que predisponha ao carcinoma.
- Os espessamentos e os nódulos, que geralmente são cistos, necessitam da avaliação do ginecologista ou mastologista que fará o diagnóstico diferencial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;