Cultura & Lazer Titulo
Mostra de Cinema de SP tem lado alternativo
Por Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
18/10/2003 | 17:16
Compartilhar notícia


A 27ª Mostra BR de Cinema – Mostra Internacional de Cinema de São Paulo segue com bons filmes e, provavelmente, um ótimo público. A boa pedida nos fins de semana, quando praticamente todas as sessões se esgotam com antecedência, é fugir dos títulos badalados e mergulhar de cabeça na extensa lista de longas-metragens desconhecidos e curiosos. Um deles é o simpático Chouchou, do argelino Merzak Allouache, que tem exibição às 22h na Sala Uol de Cinema.

O filme foi descoberto pelo público descolado do último Festival do Rio e participa, em São Paulo, da mostra Perspectiva Internacional. Fala de Chouchou, um jovem homossexual que vai viver em Paris, onde se faz passar por um exilado chileno. Ele consegue alojamento graças ao padre Leon, que cuida de uma igreja na periferia da cidade.

O disfarce de Chouchou, no entanto, não resiste por muito tempo, mas mesmo assim ele ganha a simpatia do padre, que lhe arranja um emprego de recepcionista de uma psicanalista. Até que um dia, em um cabaré, revê o sobrinho, o travesti Vanessa. Chouchou, que também gosta de bancar a drag queen, se empolga com o reencontro. Ao mesmo tempo, apaixona-se perdidamente por um dos freqüentadores do cabaré, Stanislas.

O protagonista vive um conto de fadas até que entra em cena o inspetor Grégoire, paciente do psicanalista para o qual trabalha. Com um comportamento singular, ele colocará em risco toda a fantasia vivida por Chouchou na Cidade Luz. O elenco conta com Gad Elmaleh (como Chouchou), Alain Chabat (diretor de Asterix e Obelix: Missão Cleópatra) e Claude Brasseur.

Allouache, radicado na França, é considerado um dos principais cineastas de seu país. Entre seus filmes destaca-se Clandestino em Paris (1995), apresentado na 20ª Mostra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;