Cultura & Lazer Titulo
Termina mostra egípcia no Masp
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
15/12/2001 | 16:17
Compartilhar notícia


A religião politeísta egípcia – as divindades e a crença na vida após a morte – são o tema da mostra Egito Faraônico – Terra dos Deuses, que acaba neste domingo no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), em São Paulo. O ingresso custa R$ 10, mas estudantes pagam R$ 5 – a entrada é franca para menores de 10 anos e maiores de 60.

Das 120 peças expostas – todas anteriores a Cristo, da época em que a civilização egípcia viveu seu auge –, 89 foram trazidas do Museu do Louvre, de Paris. E estão no Brasil pela primeira vez. Várias passaram por restauração. Parte delas nunca esteve exposta, e estava abrigada na reserva técnica do museu parisiense.

As outras 31 peças pertencem aos acervos do Masp e da Fundação Eva Klabin, do Rio. Compõem a mostra amuletos, esculturas, esfinges, estátuas, jóias, sarcófagos e vasos, elaborados em materiais como granito e madeira.

Palestras e vídeo sobre escavações e sítios arqueológicos egípcios também integram a exposição. Quem comparecer à mostra pode preencher um cupom e concorrer a um pacote turístico para Paris, com direito a acompanhante.

As peças que vieram da França foram escolhidas pela coordenadora do Departamento de Antigüidades Egípcias do Louvre. O egiptólogo Antonio Brancaglion Jr. selecionou as que integram os acervos do Masp e da Fundação Eva Klabin.

Egito Faraônico – Terra dos Deuses é a segunda mostra em São Paulo neste ano que aborda temas egípcios, o que prova o fascínio que essa civilização antiga tão peculiar sempre exerceu.

O salão cultural da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e o MAB-Faap (Museu de Arte Brasileira da Faap) abrigaram de maio a julho a exposição A Arte Egípcia no Tempo dos Faraós. De acordo com a organização dessa mostra, ela foi vista por cerca de 330 mil pessoas – a entrada era franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;