Memória Titulo
Ipiranguinha, 10h, uma flor...

Domingo para ir ao monumento ao imigrante italiano...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Domingo para ir ao monumento ao imigrante italiano, no Ipiranguinha, em Santo André. Dia de depositar uma flor em louvor às gentes que um dia descobriram a cidade para trabalhar. Muitos saíram, muitos ficaram. Participaram da construção de uma história centenária.

Os imigrantes italianos de Santo André têm histórias para contar. A idealização e construção do monumento de 1973 seguiram  orientação governamental, com celebrações pelo Brasil afora. Mas quando o prefeito Newton Brandão, no fim de seu governo, entregou a obra do escultor Caetano Fraccarolli, mais do que um gesto político, estava contribuindo para o que se chama hoje de afirmação da cidadania.

E aqui está o monumento. Pai, mãe e filho parecem estar se preparando para atravessar a Perimetral. Chegando, saindo, passeando? Toda a italianidade está representada na obra deste escultor de Verona.

Por isso, esta página Memória contou e divulgou histórias em torno da heróica italianada andreense durante a semana. Em pagamento, recebemos mensagens como a do arquiteto Euclydes Rocco, o Tidinho.

Trata-se do programa de uma peça de teatro encenada em 14-6-1941 no Colégio Arquidiocesano, em São Paulo. Na oportunidade, integrantes das famílias Gardesani, Montagner, Scarpelli (2) e Rocco (Roque, na época) apresentaram O Filho Pródigo.

Temos o programa. Vamos divulgá-lo. Enquanto isso, esperamos a sua presença, andreense, à homenagem simples mas sincera de logo mais no velho (e transformado) Ipiranguinha.

DATA
Em 27 de janeiro de 1973 era inaugurado o monumento em homenagem ao imigrante italiano em Santo André.

FRASE 
"Consegui, pelo que parece, harmonizar o imaginado com o representado, de modo que pude dar a perfeita visão dos imigrantes galgando a serra" (Caetano Fraccarolli, em entrevista ao Diário, quando da construção do monumento).

TÍTULO 
Pela obra, o prefeito Newton Brandão recebeu o título de Sócio Honorário da Sociedade Ítalo-Brasileira, por proposta do tesoureiro Macário dos Santos Cesário.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 27 de janeiro de 1983 - nº 5.119
MANCHETE - Caso dos impostos de São Caetano agora na Polícia. Dos 28 mil avisos distribuídos, 20 mil já foram recolhidos
EDITORIAL - Nome e futuro de São Caetano estão em jogo.
SÃO CAETANO - Liberada a publicação de poesias em São Caetano. Poetas protestaram contra a censura. União Brasileira de Escritores enviou ofício ao prefeito João Dal'Mas. Agora, o final feliz. Num dos poemas censurados, de Sérgio Galli, o autor propunha: "Em 82 pra governador... POESIA! A decisão inteligente".

NEWSELLER HÁ 50 ANOS
Domingo, 27 de janeiro de 1963 - nº 247
MANCHETE - Ante a recusa de vender pão a quilo, Conselho Sindical e estudantes tomam posição contra os panificadores de Santo André

EM 27 DE JANEIRO DE...
1913 -  Eugênio Boin nasce na fazenda do Dr. Luiz Baeta Neves, em Rio Claro (SP). Cem anos hoje, dos quais 88 vividos na Vila Baeta Neves, em São Bernardo. Há dois anos Memória publicou a Semana Eugênio Boin, com histórias por ele narradas.
1763 - Brasil é elevado a vice-reino. Termina o chamado Governo Geral. Capital muda de Salvador (BA) para o Rio de Janeiro.
1918 - O italiano Attilio Santarelli, no Brasil desde 1905, muda-se para São Caetano, onde montou um armazém de secos e molhados e, mais tarde, uma padaria na Rua Heloisa Pamplona. Seus descendentes seguiriam no ramo de cinemas.
1953 - Inaugurado em Santo André o Hotel e Restaurante Cavalo Branco, na Rua 15 de Novembro, esquina com a Avenida D. Pedro II, atual sede da Associação Comercial e Industrial de Santo André. Era seu proprietário o Dr. Hugo de Macedo.

HOJE 
Dia Mundial do Hanseniano.

SANTOS DO DIA 
Ângela de Mérici e Julião.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2013.

NOSSA SENHORA VIRGEM DO SINAL - Do seio do povo, nasce mais uma natureza à invocação a Nossa Senhora, as invocações surgidas da devoção popular.
Fonte: Paróquia Santíssima Virgem, Jardim do Mar, São Bernardo. Pesquisa e reprodução fotográfica: Tom Lima.

SÃO JUDAS TADEU - Hoje tem festa na paróquia do bairro Planalto. Realiza-se a Noite da Fogazza, com bingo beneficente. A festa marca os 45 anos de criação da Paróquia São Judas Tadeu.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Alzira Ricci Valero, 89. Natural de Santo André. Dia 23. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.
Nelson Costa, 80. Natural de Dourado (SP). Dia 24. Cemitério Camilópolis.
Araci dos Santos Bianco, 69. Natural de Santo Antonio do Jardim (SP). Dia 22. Memorial Jardim Santo André.
Maria Tiossi Marques, 67. Natural de Mendonça (SP). Dia 23. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
Maria de Lourdes Varella Santos, 60. Natural de Santo André. Dia 19. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
Juarez Gonçalves, 55. Natural de São Gonçalo (RJ). Dia 21. Cemitério Curuçá.
Dalto Honório, 50. Natural de Espírito Santo Dourado (MG). Dia 22. Cemitério Curuçá.
Vaerte da Silva Cavichioni, 47. Natural de Santo André. Dia 24. Cemitério Camilópolis.
Márcia Barbosa Soares, 45. Natural de Salvador (BA). Dia 24. Cemitério de Vila Formosa, Capital.
Renato de Oliveira Prado, 42. Natural de São Bernardo. Dia 24. Cemitério Curuçá.
Daniela Martiniano da Silva, 36. Natural de Santo André. Ontem. Cemitério Curuçá.
Antonio Ferreira de Melo, 36. Natural de Ibicuã (CE). Dia 21. Cemitério Curuçá.
Alessandro Luiz do Nascimento, 31. Natural de Ribeirão Pires. Dia 19. Cemitério Bom Jesus, Paranapiacaba.

SÃO BERNARDO
Tsutomo Takaesu, 91. Natural do Japão. Dia 24. Crematório de Vila Alpina.
Maria Rosalina do Carmo, 73. Natural de Bandeirantes (PR). Dia 24. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
Itália Edile Vaccari Gomes, 76. Natural de Santo André. Dia 24, em Santo André. Cemitério das Lágrimas.

MAUÁ
Mario Sergio da Cruz Almeida, 31. Natural de Mucuri (BA). Dia 18, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;