Nacional Titulo
Alencar sinaliza que deve assinar MP sobre transgênicos
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
24/09/2003 | 12:02
Compartilhar notícia


O presidente em exercício, José Alencar, disse nesta quarta-feira que “tem pena” de “um pobre coitado presidente em exercício lá de Minas Gerais que tem que assinar” a medida provisória liberando o plantio de sementes transgênicas no Brasil.

Após 3h de reunião com nove ministros, nesta terça-feira à noite, no Palácio do Planalto, José Alencar decidiu postergar a decisão de assinar a MP para quarta-feira – data em que a medida já deveria ser publicada no Diário Oficial da União.

Durante o seminário ‘Saber Global: centro e periferia na sociedade do conhecimento’, no Palácio do Itamaraty, Alencar disse ainda que “dormiu com a ministra do Meio Ambiente (Marina Silva) na cabeça”. Arrancando risos da platéia, ele fez a declaração após confundir o nome de Benedita da Silva, ministra da Assistência Social, com o de Marina.

“Isso (plantio sem autorização)confronta com a legislação brasileira e o pobre coitado tem que assinar essa MP, mas realmente tenho que assinar porque fomos atropelados pelo contrabando de sementes de soja fora da lei", disse Alencar.

Em seguida, Alencar pediu ajuda dos cientistas para “errar menos, porque o tempo urge”. O presidente em exercício, porém, explicou que voltaria ao Planalto “para continuar analisando o assunto”.

Pressão - O vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB/RS) afirmou, nesta quarta-feira, que o governo já tomou a decisão política de editar a medida provisória que autoriza o plantio de soja com sementes transgênicas no Rio Grande do Sul. Ele admitiu que a medida vai causar contrariedades que já eram esperadas.

Beto Albuquerque ressaltou que os produtores gaúchos não podem esperar mais, pois o início do plantio deve ser iniciado em seis dias. "Não é o deputado, a deputada, o ministro ou o presidente que decidem quando se planta. É a planta que decide o dia do plantio", disse o vice-líder do governo.

O deputado alertou que se o presidente em exercício, José Alencar, não assinar a MP nesta quarta poderá haver uma reação da bancada gaúcha, com repercussão na votação da reforma tributária. A bancada do Rio Grande do Sul na Câmara é de 31 deputados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;