Setecidades Titulo
Parque de Diadema funcionária até as 23h
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
28/08/2004 | 16:08
Compartilhar notícia


Adeptos de cooper e caminhadas do Grande ABC contarão a partir de domingo com mais uma opção de parque urbano com horário ampliado de funcionamento - até então, apenas o Parque Prefeito Celso Daniel, em Santo André, que é aberto 24 horas por dia, e o Cidade de São Bernardo, que fecha às 22h, eram os únicos da região. Trata-se do Parque do Paço, no Centro de Diadema, que depois de passar por reformas será entregue oficialmente à população neste domingo, com funcionamento das 6h às 23h.

Um dos desafios da Prefeitura é aumentar a freqüência média do parque, que atualmente é de 800 pessoas por mês (o equivalente a menos de 30 por dia). De acordo com a maioria dos freqüentadores ouvidos na quinta pelo Diário, o que afasta a população do Parque do Paço é a falta de segurança. Atualmente, o parque funciona das 5h às 18h.

“É comum ver adolescentes se drogando por aqui”, disse o estudante Valdir Nicolau da Rocha, 22 anos. “É tão perigoso que quase não venho”, afirmou a vendedora Tereza Bernardino Negreiro, 27. Sua amiga Natália Vieira da Silva, 15, reivindicou mais competições esportivas. “Faço handebol e adoraria jogar neste quadra”.

De acordo com o diretor de Esportes de Diadema, José Tadeu Mota, a população terá, aos poucos, suas necessidades atendidas. “A reforma era uma cobrança antiga porque o parque estava bem deteriorado”, disse.

Para atrair o público a Prefeitura instalou novas luminárias ao longo dos 50 mil m² de extensão do parque - a maioria cobertos por área verde e bem preservada.

A segurança do parque foi reforçada com a construção de duas guaritas: uma delas próximo à entrada da avenida Sete de Setembro, e a outra vizinha ao novo acesso ao parque, na avenida Antônio Piranga. Dois GCMs (Guardas Civis Municipais) ficarão permanentemente em cada uma das guaritas, enquanto outros quatro farão patrulhamento em todo o parque.

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer gastou R$ 80 mil com a recuperação do Parque do Paço, segundo Mota. “Numa próxima etapa vamos recuperar o lago natural, que ganhará peixes e terá parte da lama retirada”. A verba permitiu ainda a reforma da pista de cooper, dos banheiros, da quadra de esportes e dos playgrounds. “Além disso fizemos mais uma trilha de 500 m, que é totalmente iluminada”.

Programação - No domingo, a partir das 9h, o Parque do Paço terá caminhadas e aulas de alongamento. Das 10h às 15h, as crianças terão à disposição o Brincalhão, ônibus com atividades recreativas. A partir das 15h, a animação fica por conta da programação musical do Diadema Rock.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;